2009-09-03 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Paulo Correa enfatiza importância da obra ferroviária do DNIT em Barretos

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (03), o presidente Paulo Correa (PR) esclareceu sobre a importância da recuperação do contorno ferroviário de Barretos e comentou que aguardou ansioso pelo momento da entrega do projeto. “É um projeto amplo e grandioso. É normal acontecer algum entrave, mas com a agilidade do DNIT, diante do Governo Federal, as ações foram realizadas para dar continuidade à obra”, disse. De acordo com informações do DNIT, o projeto do Contorno Ferroviário de Barretos consiste na implantação de um sistema eficiente de drenagem, que possa proteger a plataforma e o entorno ferroviário; promover uma recuperação total da infraestrutura ferroviária com intervenções de terraplenagem e de drenagem; promover a recuperação das áreas degradadas e evitar problemas futuros com as soluções de terraplenagem, geotecnia e drenagem; execução de obras complementares e de proteção nas obras de arte especiais que cruzam o leito da ferrovia, garantindo o funcionamento das vias sem interferências entre as mesmas; implantação de uma superestrutura ferroviária capaz de atender a demanda de carga e funcionar com a segurança necessária, o que significa a substituição total dos trilhos e de boa parte dos elementos acessórios. “O projeto da malha ferroviária do novo traçado visa à recuperação do trecho em questão, tendo o objetivo de colocá-lo em plenas condições de funcionamento para a operação de transporte de carga. Além disso, para receber o Pólo do Intermodal de Cargas é necessário criar uma infraestutura, e estamos trabalhando para isso”, ressaltou o presidente. Vale ressaltar, segundo Correa, que o empreendimento tem potencial de embarque de 4 milhões de toneladas somente com açúcar, sem contar com a soja e outros grãos. “Além disso, o custo do frete, cobrado pelas operadoras nas ferrovias, é 50% mais barato em relação ao transporte rodoviário”, afirmou. Segundo Paulo Correa, já foram liberados R$ 950 mil reais para a elaboração do projeto executivo e estão programados no orçamento da União para 2009 mais de R$ 3 milhões para assegurar o início da licitação para a obra. No total, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 26 milhões, se houver necessidade de substituição dos trilhos, se isso não ocorrer a obra está estimada em R$ 9 milhões. “Tenho certeza que as autoridades unidas vão conseguir indicar para o orçamento de 2010 o que necessita para a conclusão das obras”, frisou. Em sessão solene realizada na última sexta-feira, o assessor do DNIT, Frederico de Oliveira Dias, enalteceu o empenho do presidente Paulo Correa que nos últimos quatro anos vem lutando para que o Terminal Intermodal volte a operar, possibilitando a geração de 250 empregos diretos e mais de 1000 indiretos. “Temos que destacar também o apoio do Deputado Valdemar Costa Neto que tem colaborado para finalizar esse importante empreendimento no Município de Barretos”, finalizou.