2009-09-17 00:00:00
Autor: Larissa Faustinoni

Dr. Munir Daher recebe resposta positiva sobre implantação de serviço de verificação de óbito

O Vereador Dr. Munir Daher resposta positiva do Diretor Técnico do Departamento de Saúde, Luiz Carlos Lorenzi, sobre a implantação de Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Barretos. Consta no ofício que o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde do Estado instituirá 14 SVO, dos quais 12 serão no interior. ?No projeto inicial não havia previsão para a nossa região, mas após intenso trabalho do Departamento Regional de Saúde, conseguimos que um deles fosse destinado à região de Barretos, em decorrência da dificuldade de encaminhamento para outros serviços, em especial a de diagnóstico de óbitos ocorridos no setor canavieiro?, enfatizou Lorenzi. Para Dr. Munir Daher, esta conquista é de grande importância, principalmente para o esclarecimento de causas de todos os óbitos, seja por morte natural ou não. ?Barretos é a 13ª Região Administrativa do Estado e faz jus a implantação deste serviço. Além disso, é preciso um esclarecimento rápido da causa da morte em eventos relacionados a doenças transmissíveis, em especial aqueles sob investigação epidemiológica?, ressaltou. Dr. Munir Daher comentou ainda que a finalidade do SVO é de programar medidas oportunas de vigilância e controle de doenças. ?Temos que garantir à população acesso a serviços especializados de verificação da causa mortis com agilidade na liberação da declaração de óbito?, finalizou. O Projeto prevê um repassa mensal no valor que varia de R$ 20 mil a R$ 25 mil, que podem ser utilizados com manutenção e recursos humanos. O serviço pode ser instalado numa instituição de saúde: Pio XII, Santa Casa , etc e, será utilizado por todos os municípios, já que tem caráter regional, com gestão municipal.