2009-11-03 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Concurso da Câmara Municipal tem provas anuladas

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (30), com a participação da Mesa da Câmara composta pelo presidente Paulo Correa, Reginaldo da Silva, 1º secretário, Luiz Humberto de Campos Sarti, 2º secretário, pelos membros da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público do Legislativo composta pelos Servidores Wander Stuart Coronato Nogueira, Neire Botacini, André Machado, Roberto da Silva, além da responsável pela área de licitações, Marli Vedovato e representantes da sociedade, Dr. José Henrique de Freitas, Luiz Antônio de Matos e Sebastião Zacarias de Almeida, foi anunciado oficialmente que as provas do Concurso da Câmara realizadas no dia 25 de outubro, domingo, foram anuladas. Tal fato ocorreu em virtude da apresentação de recurso apresentado pela candidata Carlene Nunes Guimarães, através do advogado Marcelo Flosi de Oliveira, alegando, em tese, que várias questões aplicadas nas provas foramidênticas a de outros concursos já realizados e disponíveis na internet. Tal fato ocorreu em virtude da apresentação de recurso apresentado pela candidata Carlene Nunes Guimarães, através do advogado Marcelo Flosi de Oliveira, alegando, em tese, que várias questões aplicadas nas provas foram idênticas a de outros concursos já realizados e disponíveis na internet. A comissão, conforme previsto em edital, encaminhou recurso à empresa Procomex, responsável pela realização do concurso para análise de manifestação quanto ao fato, tendo em vista que no contrato celebrado com a Câmara Municipal existe clausula condicionando que todas as questões deveriam ser inéditas, ou seja, jamais aplicadas em concursos anteriores. De posse do recurso, representantes da empresa Procomex, pelos seus diretores comercial e educacional, estiveram presentes na sede do Legislativo na última quinta-feira (29), esclarecendo que verificou-se a procedência do recurso, com relação às questões de português. Diante de tal fato, a comissão, com a aquiescência do presidente Paulo Correa, sugeriu pela anulação das provas e encaminhamento dos autos do processo do concurso à Assessoria Jurídica, para análise e manifestação que o caso requer, para posterior orientação dos candidatos, ressaltando que o concurso está temporariamente suspenso, e que apenas as provas estão anuladas. O presidente Paulo Correa enfatizou que durante o processo de realização do concurso, até então, foi ressaltado e cobrado pelo Legislativo, total transparência e lisura quanto à sua realização. "A Câmara sempre buscou a trânsparência, por isso esses atos vieram à tona. A empresa foi de uma infelicidade muito grande. Não estamos sendo omissos e tomamos as providêcias necessárias", finalizou o presidente.