2009-11-18 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Vereadores são homenageados na Semana da Consciência Negra

Estação Cultura foi palco na noite de ontem (17) da entrega de 40 homenagens para pessoas que contribuíram apoiando a comunidade negra na cidade de Barretos. Entre os homenageados, estava o presidente da Câmara, vereador Paulo Correa, autor do projeto de lei que instituiu o dia 20 de Novembro, como dia da Consciência Negra na cidade de Barretos, e o vereador Dr. Reginaldo da Silva. Já o vereador Olimpio Jorge Naben (Euripinho) recebeu o certificado pela aprovação do Projeto de Lei que instituiu o novo feriado. Em seu discurso, o vereador Paulo Correa ressaltou que mais de 435 municípios instituíram o feriado e celebram o 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra a escravidão. “É o momento de celebrarmos não só a luta de Zumbi, mas também de fazermos uma reflexão sobre qual modelo de sociedade queremos para nossos filhos e netos. A partir do momento em que se tem um dia específico, as pessoas passam a refletir o porquê da data. Não é simplesmente um feriado, é preciso refletir sobre toda a questão racial”, salientou. Após a realização de uma benção ecumênica realizada pelo padre Carlos Barbosa da paróquia do Bom Jesus, pelo babalorixá José Renato de Ode e o pastor Mauri Trevisan, a organização iniciou as homenagens para várias personalidades. Foram homenageados também a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Célia Rodrigues, o padre Carlos Barbosa, o representante da classe artística, Euri Silva, o diretor do Grupo Jóia de Barretos, José Carlos Abrão Miziara, o diretor da TV Barretos, Rafael Sasdelli, a empresária e assessora de imprensa, Luciana Gomes, o promotor José Ademir Campos Borges, o diretor de Cultura, Osvaldo Caiel, o diretor de Comunicação, Marcelo Murta, a empresária Ieda Dias, a deputada federal Luciana Costa, o presidente da UESBA, Marcos José Ramos, o esportista Carlos Bento e os veículos de comunicação O Diário, Jornal de Barretos e o Povo.