2009-12-10 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Intercâmbio Sindical reune lideranças em Barretos de três países

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 10, na Câmara Municipal de Barretos, um encontro de lideranças sindicais promovido pela Força Sindical Regional de Barretos. O evento contou com a presença de representantes do Sindicato da Alimentação de Barretos e de sindicalistas dos Estados Unidos e Itália, que vieram até o Brasil, participar de um “Intercâmbio Sindical”. Antes das discussões na sede do Legislativo, o americano Mark Lauritsen e a italiana Daria Cibrario, juntamente com as suas delegações, visitaram a empresa e participaram de um almoço com os diretores JBS/Friboi de Barretos. Já na Câmara Municipal, o vereador e advogado do Sindicato, Dr. Leandro Anastácio, confirmou que o enfoque das discussões teve como tema as questões sindicais e condições de trabalho, nos países que contam atualmente com unidades do Grupo JBS “Estamos trocando experiências de cada um dos países”, afirmou Leandro Anastácio. Ao usar a tribuna da Câmara, a italiana Daria Cibrario, enalteceu a presença do Grupo JBS na Europa, após a aquisição de 50% da ações de uma empresa européia do mercado de carnes. Já o sindicalista americano, Mark Lauritsen, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos brasileiros e afirmou que o ritmo de trabalho é intenso nos Estados Unidos sem poucos horários de descanso, diferente do ritmo brasileiro. “Nós chegamos a abater 400 animais em 1 hora”, explicou Mark. Por outro lado, apontou ter visualizado o pouco uso de equipamentos na empresa de Barretos. “Eu percebi aqui na fábrica brasileira que haviam poucos equipamentos de segurança sendo utilizados pelos trabalhadores, como protetores de ruídos, óculos, aventais, capacetes e luvas de aço”, afirmou o sindicalista. Sobre o assunto, o presidente do sindicato da alimentação, Luiz Carlos Anastácio, afirmou que a categoria tem uma ação de insalubridade na Justiça contra a empresa, com um valor em torno de 8 milhões, brigando para que sejam implantados equipamentos de segurança. “As empresas melhoraram 70% do que era no início. Quando se discutia equipamentos de segurança, a empresa dizia que não tinha necessidade”, afirmou Paçoca. Por outro lado, os sindicalistas elogiaram a limpeza dos Frigoríficos do Brasil e a preocupação das questões higiênicas no abate da carne. Na manhã de sexta-feira, dia 11, o evento teve sequência com a presença dos diretores do Grupo JBS de Barretos.