2010-03-01 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Internação domiciliar para pacientes é sugerido por vereador

O vereador Guilherme Ávila sugeriu através de requerimento a implantação em Barretos, do Programa de Internação Domiciliar, o chamado Home Car. Segundo destaca o vereador, a Rede Pública de Saúde oferece internação domiciliar aos pacientes que precisam de cuidados especializados, mas que não necessitam de hospitalização, recebendo o atendimento no próprio lar. “Esse é o objetivo da Política Nacional de Internação Domiciliar, instituída no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a qualidade na atenção aos pacientes, conforme as ações previstas para a saúde do idoso no Pacto pela Saúde, firmado em 2006”, afirmou Guilherme Ávila. Pelas normas do Programa de Internação Hospitalar, além dos idosos, terão prioridade no atendimento domiciliar os portadores de doenças crônico-degenerativas agudas e clinicamente estáveis, as pessoas que necessitam de cuidados paliativos e aqueles com incapacidade funcional provisória ou permanente, com internações prolongadas ou reinternações, que demandem atenção constante. “O objetivo é propiciar atendimento humanizado que melhore a recuperação, permitindo maior autonomia aos pacientes e às famílias durante o tratamento”, enalteceu o vereador. O programa funcionará com o atendimento no lar realizado por equipes de profissionais de saúde formadas por um médico, um enfermeiro e um auxiliar ou técnico de enfermagem, fisioterapeuta que farão visitas periódicas aos pacientes em suas casas, além da figura de um cuidador, um membro da família com tempo e disponibilidade para cuidar do paciente, sendo responsável pela alimentação, medicação, monitoração, acionando o serviço pré-hospitalar de urgência. As cidades de São José do Rio Preto e Londrina que já implantaram o programa obtendo grande sucesso, diminuindo inclusive os custos com internações. Em Barretos, que já conta com o PSF – Programa de Saúde da Família – a implementação dessa nova política irá trazer grandes benefícios para a população. Através de requerimento, o vereador pergunta ao prefeito, se há possibilidade de implantação em Barretos do Programa de Internação Domiciliar para completar o PSF e se já existe estudos neste sentido.