2010-03-10 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Câmara contrata empresa para realizar pesquisa de opinião pública sobre o “Toque de Acolher” e o horário de funcionamento do comércio

A Câmara Municipal de Barretos contratou a empresa Herrmann Pesquisas e Marketing S/C para a realização de pesquisa de opinião pública sobre o horário de funcionamento do comércio de Barretos e o “Toque de Acolher”. A principal finalidade dessas consultas populares consiste em saber a opinião da população barretense sobre dois importantes assuntos que tem gerado muitas discussões. “É muito importante à opinião popular como instrumento da democracia participativa. Portanto, pesquisa é um mecanismo democrático em que o cidadão tem o direito de se manifestar sobre essas questões polêmicas”, salientou o presidente da Câmara, Paulo Correa. Está tramitando na Câmara o projeto de Lei n.º 18/10, de autoria dos vereadores Aparecido Cipriano, Dr.Reginaldo da Silva e Juninho Leite, o qual dispõe sobre o “Toque de Acolher” de crianças e adolescentes nas vias públicas (calçadas, praças públicas, bares, lanchonetes, restaurantes, bem como em locais públicos em geral) do Município de Barretos. “A Câmara contratou empresa especializada por se tratar de um assunto de grande relevância para o Município, por envolver questões sociais, educativas e jurídicas relativamente às crianças e adolescentes. Além disso, é necessário obter a opinião da população barretense a respeito do assunto, especialmente dos pais ou responsáveis, para traçar um perfil de comportamento das famílias, com a finalidade de colher subsídios consistentes para que o projeto atinja na plenitude seus objetivos”, enfatiza o presidente Paulo Correa. Já a segunda consulta popular, diz respeito ao horário de funcionamento do comércio de Barretos, aonde o município vem enfrentando problemas relacionados aos horários de abertura do comércio aos sábados, domingos e feriados. “Essa situação decorre da falta de consenso entre as partes, ou seja, empresários do comércio e o sindicato dos empregados da categoria. Apesar do decreto expedido pelo prefeito para regulamentar esses horários, ainda persistiu o desentendimento entre as classes. Além do mais, a população não teve participação sobre o assunto”, destacou Paulo Correa. Segundo Paulo Correa, o Legislativo precisa ouvir a opinião da população com relação ao assunto, afinal é também para ela que a flexibilização dos horários deve servir. “Desta forma a Câmara vai exercer o seu papel institucional legislativo e regular a questão de forma a atender aos interesses de todos”, acrescentou o vereador.