2010-03-21 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

DNIT anuncia abertura de licitação para obras de recuperação do novo traçado ferroviário de Barretos

O assessor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Frederico Augusto de Oliveira Dias, anunciou oficialmente no último sábado (20), na Câmara Municipal, a autorização para a abertura de licitação das obras de recuperação do contorno ferroviário de Barretos, que de acordo com o laudo do Órgão, vinculado ao Ministério dos Transportes, o traçado não foi concluído. O evento reuniu os deputados federais Valdemar Costa Neto e Luciana Costa, ambos do Partido da República, o presidente da Câmara, vereador Paulo Correa, também do PR, além do prefeito Emanoel Carvalho e outras autoridades locais e da região. O DNIT investirá cerca de R$ 16 milhões na recuperação do traçado da ferrovia e a previsão é de que o trecho de 11 km de extensão esteja liberado ao tráfego em 18 meses, após o término da licitação. “Se a licitação ocorrer dentro dos trâmites normais, sem recursos, será feita em 90 dias. Portanto, o período de execução será de 18 meses. Os serviços consistem principalmente em terraplenagem e drenagem, além da troca de dormentes, havendo necessidade em determinados pontos, da retirada e recolocação de trilhos, bem como a implantação de uma superestrutura ferroviária capaz de atender a demanda de carga e funcionar com a segurança necessária”, salientou Frederico Dias. A elaboração do projeto executivo de engenharia para recuperação do contorno ferroviário de Barretos foi elaborado pela Urbaniza Engenharia LTDA, de São Paulo, a um custo de R$ 950 mil reais. No dia 28 de agosto de 2009, Frederico Dias entregou ao vereador Paulo Correa o projeto do término do traçado ferroviário. Na oportunidade, o vereador Paulo Correa lembrou sobre a real situação do novo traçado, inclusive ilustrando com imagens e destacando a vistoria do DNIT, entretanto, enfatizou o laudo da não conclusão da obra. Correa também salientou a importância da obra para a exportação agropecuária regional e o apoio dos deputados do Partido da República. “Estamos nessa luta há 4 anos para dar continuidade à obra. A reforma do traçado será mais uma alternativa de escoamento da produção agropecuária local. Agora, a expectativa é que a malha ferroviária seja devidamente recuperada e que a Coopercitrus, que investiu R$ 10 milhões no empreendimento, possa voltar a transportar açúcar e soja pela ferrovia. Além disso, o empreendimento da Coopercitrus tem potencial de embarque de 4 milhões de toneladas e o custo do frete, cobrado pelas operadoras nas ferrovias, é 33% mais barato em relação ao transporte rodoviário. Agradeço o apoio do assessor do DNIT, bem como aos deputados Valdemar Costa Neto e Luciana Costa”, afirmou Correa, destacando ainda, que o ato é um marco histórico para a cidade de Barretos. O deputado Valdemar Costa Neto enfatizou o empenho de Paulo Correa e creditou a conquista também a deputada Luciana Costa. “Vejam a importância de uma cidade ter uma deputada federal. Isto foi fundamental para que conseguíssemos a liberação junto ao Ministério. Mesmo com todo o trabalho que o Paulo Correa fez se Barretos não tivesse uma deputada federal, eu não sei se conseguiria, ainda que com toda força do nosso partido, liberar esse dinheiro no Ministério dos Transportes. Eu como dirigente do partido ajudei, mas eu tenho que destacar que o mérito de todo esse trabalho é do vereador Paulo Correa e da deputada Luciana Costa”, disse o deputado federal. Luciana Costa destacou a união de forças republicanas e agradeceu ao deputado por poder participar da luta para conquista dos recursos. “Eu e o deputado Valdemar Costa Neto trabalhamos juntos para viabilizar os recursos para essa obra. Destaco também o empenho e insistência do vereador Paulo Correa para que as ações fossem realizadas para dar continuidade à obra. Hoje é o inicio de uma grande conquista para o nosso Município”, declarou. O prefeito Emanoel Carvalho afirmou que Luciana Costa tem sido a grande embaixadora de Barretos em Brasília, abrindo portas junto aos Ministérios e conquistando benefícios para a cidade de Barretos. “É muito importante à união de forças políticas, como Paulo Correa e os deputados Costa Neto e Luciana, para que Barretos conseguisse as obras de recuperação do traçado. Eu cheguei a contar as várias vezes que fomos a capital federal com o Paulo. Parei de contar, o Paulo continuou contando as inúmeras visitas que fizemos para que pudéssemos chegar a este momento. Este é um dia histórico para nossa cidade”, disse o Prefeito. Segundo o Diretor Comercial do Minerva, Luis Ricardo Alves Luz, a reforma do traçado e um porto seco agilizaria e tornaria o custo do embarque de mercadorias no porto de Santos mais barato.