2010-03-30 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Paulo Correa participa de mesa redonda sobre Mudanças Climáticas e Assentamentos Humanos

O presidente da Câmara, vereador Paulo Correa (PR), participou no último dia 23, terça-feira, da mesa redonda de Parlamentares do Mundo sobre Mudanças Climáticas e Assentamentos Humanos, coordenada por Peter Goetz, presidente do GPH (Global Parliamentarians on Habitat), no 5º Fórum Urbano Mundial, que aconteceu entre 22 e 26 de março, no Rio de Janeiro. A proposta era fazer um balanço das legislações, políticas e leis aprovadas, discutidas, debatidas ou em desenvolvimento nos diversos parlamentos, no que se refere à implementação da Agenda Habitat e atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Entretanto, o foco do debate foi à incidência social das questões ambientais, a elevação dos níveis dos mares, ondas de calor, aumento da atividade ciclônica e padrões de chuva alterados. Paulo Correa abordou sobre a importância do etanol verde, no entanto, avaliou os impactos da sua produção. “A produção do álcool combustível oriundo da cana-de-açúcar precisa ser ecologicamente correta, afinal é um biocombustível renovável de baixo carbono. Mas, por outro lado, o que o mundo tem feito para diminuir as questões negativas da produção do etanol. Precisamos buscar cada vez mais alternativas com menor impacto ambiental possível frente ao uso do petróleo”, questionou Correa durante suas explanações. Todavia, o vereador destacou que as grandes queimadas da palha da cana de açúcar são extremamente nocivas ao meio ambiente e aos trabalhadores. “Hoje, os trabalhadores ainda são responsáveis por metade da colheita e o trabalho é duro. Um cortador chega a dar 10 mil golpes de facão por dia. Em média, cada um colhe 10 toneladas de cana em uma jornada de trabalho de sete horas. Além disso, as queimadas da palha da cana são, em grande parte, responsáveis pelas emissões brasileiras de gases causadores do efeito estufa”, destacou. Paulo Correa também participou da sessão “Enfrentando as mudanças climáticas: existe o direito a uma cidade verde”, além de outros eventos.