2010-04-07 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Arrecadação de ITR tem elevação de R$ 248 mil em Barretos, informa Paulo Correa

Através do requerimento do vereador Paulo Correa (PR), que reivindicou junto ao Prefeito Municipal a totalidade da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR) para o Município de Barretos, conforme a Emenda Constitucional n.º 42/03, foi repassado à cidade no exercício de 2009 recursos da ordem de R$ 721.720,51 contra R$ 473.760,77 contabilizados em 2008, ou seja, um aumento de cerca de R$ 248 mil em relação ao mesmo período do ano retrasado. O vereador Paulo Correa destacou que agora, através dessa medida pleiteada por ele, a cidade terá direito a 100% do valor arrecadado com a cobrança do imposto, que até então era apenas 50% e o restante era destinado ao Governo Federal. “Barretos é a sétima cidade em extensão territorial, com 152 mil hectares, segundo dados do IBGE, o que irá aumentar muito a arrecadação do município”, disse. No ofício enviado à Câmara, o prefeito Emanoel Carvalho esclareceu que haverá controle real da arrecadação do ITR, a partir do momento em que o município estiver realizando as fiscalizações, lançamento e cobrança deste imposto, já que a Receita Federal ainda não disponibilizou no Sistema da Receita Federal condições para efetivação de tais procedimentos.