2010-04-27 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Vereadores aprovam Teste da Orelhinha

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (26), a Câmara Municipal de Barretos aprovou o Projeto de Lei N.º 156/09, de autoria do vereador Guilherme Ávila, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame de emissões oto acústicas evocadas (Teste da Orelhinha), para o diagnóstico precoce de surdez nos bebês nascidos nas maternidades e nos estabelecimentos hospitalares congêneres, públicos e privados, de Barretos. Segundo o vereador, por ser este diagnóstico feito tardiamente, em média aos dois anos de idade, perde-se um tempo precioso, anterior a esses dois anos, em que o cérebro possui a plasticidade necessária para receber estímulos e desenvolver as funções que possibilitarão a aquisição da linguagem em tempo certo. “A falta de estimulação acústica nesses primeiros anos de vida gera uma lacuna de difícil recuperação. A experiência dos países desenvolvidos demonstra que o custo da educação de uma criança em escola especial é três vezes maior do que o de uma criança em escola regular. Sabemos que as crianças que são diagnosticadas precocemente conseguem independentemente do grau de perda auditiva, se adaptar melhor nas escolas regulares”, enfatizou Guilherme. O vereador afirmou que para todos os distúrbios auditivos, mas principalmente para as perdas auditivas severas a profundas, quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores serão as chances de habilitar o seu portador, através da seleção, indicação e adaptação adequadas de aparelhos de amplificação sonora e do emprego de métodos de treinamento apropriados, a desenvolver plenamente suas capacidades de comunicação. Pela proposta, o exame será realizado por profissional qualificado, no próprio hospital, antes de ser concedida alta médica para liberação do recém-nascido. Além disso, as famílias dos recém-nascidos receberão, quando das altas médicas, relatório dos exames e dos procedimentos realizados, contendo esclarecimentos e orientação.