2010-05-04 00:00:00
Autor: Clarissa Johara e Roberto José Minuncio

Câmara aprova projeto que torna obrigatório plantio de árvores a cada veículo vendido nas concessionárias

A Câmara Municipal de Barretos votou na noite de segunda-feira, dia 3, o Projeto de Lei 08/2010, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Henrique Correa, que torna obrigatório as concessionárias de veículos automotores de Barretos a plantarem árvores a cada veículo novo vendido. Em suas explanações, Paulo Correa lembrou das constantes agressões que o homem vem causando em nosso planeta ao longo dos tempos, principalmente através dos desmatamentos desenfreados, motivando o aquecimento global e suas terríveis conseqüências, entre elas, mudanças aceleradas nos ambientes congelados da Terra, aumento da temperatura no ártico e do nível das águas dos oceanos. De acordo com o parlamentar, o projeto já é realidade em algumas cidades, tem o objetivo de preservar a natureza e o Meio Ambiente, que sofre com a emissão de gás carbônico através dos motores destes veículos. Correa, afirma que outro motivo que contribui para que o projeto se torne realidade é o crescimento gradativo da frota de veículos em Barretos, que passou de 55.130 veículos (carros, motos, etc) em janeiro para 59.339 em dezembro de 2009, apresentado um crescimento de 4.209 veículos. Pelo ranking de habitantes/car do IBGE 2009, Barretos ocupa a posição número 42, com 1,94 veículos, ou seja, existe um carro para cada dois moradores de Barretos. “A nossa intenção é que este projeto ajude a preservar o Meio Ambiente que tem sido castigado com os constantes desmatamentos provocados pelo crescimento das plantações e destruição das vegetações. Esse projeto, vai auxiliar também a cobrir a carência de árvores na cidade de Barretos, que de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura é de 50 mil árvores”, afirmou Paulo Correa.