2010-05-11 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Câmara recebe resposta confirmando construção de novo prédio da Vara do Trabalho

Os vereadores Paulo Correa e Leandro Anastácio apresentaram o requerimento 268/2010, no dia 22 de março, oficiando a juíza do Trabalho de Barretos e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sobre as medidas que estão sendo tomadas para a construção do novo prédio para abrigar a Justiça do Trabalho de Barretos, como também para a instalação de novas varas para atender o volume de processos. No pedido, os vereadores apresentaram a quantidade de processos que estão tramitando na Vara do Trabalho de Barretos, sendo que em 2004 foram 2.286 novas reclamações e nos anos de 2005 e 2006, respectivamente, a quantidade subiu para 3.049 e 3.064, além de uma média de 3 mil processos distribuídos entre os anos de 2007 a 2009. “É essencial à atuação dessas Varas em todos os municípios, visando à resolução dos conflitos trabalhistas, melhora nas condições de trabalho e de atendimentos a todos aqueles que procuram a justiça especializada”, destacou Paulo Correa. Em resposta ao requerimento, o Juiz Auxiliar da Presidência da TRT da 15ª Região, Edison dos Santos Pelegrini, informou que, de acordo com informações da área técnica do Tribunal, “estão sendo finalizados os projetos concernentes ao novo prédio que abrigará a Vara do Trabalho de Barretos e, na sequência, ocorrerá o processo licitatório para a contratação da empresa que executará as obras de construção. Já no que se refere à criação de outras Varas do Trabalho, o tribunal vem desenvolvendo estudos no sentido de encaminhar aos órgãos competentes Projeto de Lei tratando da matéria, sendo certo que a cidade de Barretos será contemplada com, no mínimo, mais uma Vara Trabalhista, reflexo da pujança do município e do volume processual”, disse o juiz auxiliar.