2010-06-07 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

DNIT abre licitação para obras de recuperação do Contorno Ferroviário de Barretos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou licitação para execução das obras de recuperação do Contorno Ferroviário de Barretos, na ferrovia EF-465. O edital de concorrência N.º 248/2010 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (07). De acordo com a Portaria, o diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, delegou competência e as responsabilidades decorrentes ao Superintendente Regional do DNIT no Estado de São Paulo, Ricardo Rossi Madalena, para licitar a contratação, em todas as fases, inclusive a homologação do resultado da licitação, lavratura e assinatura do contrato, das obras de recuperação da linha férrea de Barretos. Com 11,440 quilômetros de extensão, a linha férrea está localizada entre o Trecho Ferroviário Araraquara-Colômbia. O empreendimento está avaliado em R$ 16 milhões e, segundo o assessor do DNIT, Frederico Dias, o prazo máximo para execução das obras é de 18 meses, após o término da licitação. Os serviços consistem principalmente em terraplenagem e drenagem, além da troca de dormentes, havendo necessidade em determinados pontos, da retirada e recolocação de trilhos, bem como a implantação de uma superestrutura ferroviária capaz de atender a demanda de carga e funcionar com a segurança necessária. De acordo com o presidente da Câmara, Paulo Correa (PR/SP), a cidade de Barretos vive hoje um marco histórico. “Estou nessa luta, junto com o deputado Valdemar Costa Neto, há 4 anos para dar continuidade à obra. A reforma do traçado será mais uma alternativa de escoamento da produção agrícola. Por isso, lutei tantos anos para conseguir reativar e obter investimentos para a recuperação dessa malha ferroviária, que, sem dúvida, vai desenvolver o transporte ferroviário, especialmente, na região de Barretos. Afinal, o empreendimento da Coopercitrus tem potencial de embarque de 4 milhões de toneladas e o custo do frete, cobrado pelas operadoras nas ferrovias, é 33% mais barato em relação ao transporte rodoviário. Agora, nossa luta é para a implantação de um porto seco no Município”, disse. Correa completa: “Agradeço o apoio do assessor do DNIT, bem como dos deputados federais Valdemar Costa Neto (PR/SP) e Luciana Costa (PR/SP), além do prefeito Emanoel Carvalho, que foram fundamentais para a concretização dessa conquista”, enfatiza Paulo Correa.