2010-06-15 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Aprovado projeto que altera medidas das vias públicas para novos loteamentos

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (15), a Câmara Municipal de Barretos aprovou por unanimidade em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar 03/10, de autoria do vereador Guilherme de Ávila, que altera dispositivo da Lei Complementar n.º 04/94, onde dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e assegura os padrões de urbanização essenciais para o interesse da comunidade. Pelo artigo 28, a Lei Complementar, estabelece que as vias de circulação dos novos loteamentos deverão ser compostas por uma parte destinada ao tráfego de veículos e outra aos pedestres, o que irá permitir uma melhor acessibilidade aos deficientes físicos com a construção de rampas. “Essa mudança passa a valer para os novos loteamentos e empreendimentos que serão construídos em Barretos, mudando as medidas para as vias consideradas principais, secundárias ou coletoras e vias locais”, afirmou Guilherme Ávila. O vereador citou como exemplo as vias principais que serão construídas com largura total de 30 metros, tendo duas pistas de 9 metros de largura, canteiro central medindo 5 metros e passeio com 3,50 metros. Para os passeios, as construtoras e loteadores deverão seguir alguns critérios técnicos de inclinação longitudinal e transversal atendendo nova redação. “O mesmo critérios e padrões devem ser seguido nas outras vias urbanas, com pequenas variações nas inclinações para facilitar principalmente o acesso dos cadeirantes”, lembrou Guilherme Ávila. Segundo Guilherme Ávila, um dos motivos que o levou a apresentar este projeto é possibilidade de mudança do aspecto urbanístico da cidade que terá vias maiores, ao contrário do que acontece atualmente. “Hoje a cidade conta com vias estreitas, ao contrário de algumas cidades da região, que possuem vias mais largas que dão um aspecto muito melhor a cidade”, lembrou o edil.