2010-06-23 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Paulo Correa sugere que multa aplicada em usina seja revertida para Saúde e Meio Ambiente

O vereador Paulo Correa (PR/SP), presidente da Câmara Municipal de Barretos, apresentou requerimento endereçado ao juiz Alex Ricardo dos Santos Tavares e a promotora de Justiça Adriana Nogueira Franco, pedindo informações se é possível destinar o pagamento da multa aplicada na Usina Mandú, em virtude de queimadas, em benefício da Saúde Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente, para contribuir para o ecossistema. A solicitação do vereador está embasada na recente decisão do juiz Alex Ricardo, que condenou a Usina Mandú a pagar uma indenização de 400 mil reais pela prática irregular da queima da palha de cana-de-açúcar, conforme o processo 3270/2009 da 1ª Vara Cível, após queima de uma área de 54 hectares, em Barretos. O vereador, que é bastante preocupado com as questões ambientais, sugeriu ao Ministério Público a possibilidade de destinar o recurso obtido com o pagamento da multa aplicada na Usina, 50% em benefício da saúde municipal, sendo remetidos conforme deliberação do Conselho Municipal de Saúde e 50% para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para auxiliá-la nas atuações de fiscalização. Para Paulo Correa, que já trabalha há alguns anos pelo fim das queimadas, a cidade de Barretos é muito prejudicada nas ocasiões das queimadas, pois a fumaça ocasionada pelas queimadas acarretam efeitos nocivos à saúde principalmente nas crianças e idosos, refletindo na superlotação das Unidades de Saúde com problemas respiratórios. “Portanto, nada mais justo do que as multas, quando aplicadas pela prática de queimadas, sejam destinadas ao nosso município com o intuito de sanar, os prejuízos causados em nossa população”, destacou Paulo.