2010-06-25 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila busca apoio do Deputado Feliciano Filho para resolver problemas de animais soltos em Barretos

O vereador Guilherme Ávila visitou no último dia 22, o gabinete do deputado estadual Feliciano Filho, na Assembléia Legislativa de São Paulo para tratar sobre assuntos ligados à saúde pública e proteção animal. Preocupado não só com doenças como leishmaniose e acidentes de trânsito, o vereador barretense está atrás de possíveis soluções para resolver estes problemas. “Barretos está na rota central das doenças transmitida pelos animais, sendo inclusive foco para diversos outros estados, pois recebe pessoas de diferentes localidades”, disse o edil. Para Guilherme Ávila, o tema é de extrema relevância porque na cidade de Barretos existem muitos animais soltos pelas ruas, principalmente porque o Poder Público não está cumprindo a lei, que dispõe sobre a obrigatoriedade do município recolher os animais de grande porte como cavalos e vacas, soltos nas vias públicas para depósito da municipalidade. “Além desse fator, há constantes acidentes envolvendo animais, causando graves lesões e, às vezes, sendo fatais, como aconteceu recentemente com um jovem de moto que veio a falecer ao atropelar um cavalo quando ia para seu trabalho. Não se trata de amor aos animais, apenas, mas sim de saúde pública. Os animais soltos representam um risco, pois as pessoas que se envolvem em acidentes sofrem prejuízos graves”, salientou. O vereador Guilherme Ávila comentou ainda que os animais, muitas vezes ficam doentes, machucados, com fraturas graves e não recebem atendimento por parte do Poder Público, que é o responsável pela guarda e proteção dos animais. “É importante lembrar que os animais são seres vivos e sentem frio, fome e dor. É crime deixar os animais abandonados”, alertou. No encontro com o deputado estadual Feliciano Filho, o parlamentar buscou orientações a fim de verificar as ações que o deputado implantou na cidade de Campinas para retirar os animais das ruas e ao mesmo tempo tentar aplicar aqui em Barretos. “Não podemos mais aceitar este descaso das pessoas e do poder público para com os animais; se necessário for buscaremos o ministério público para garantir a saúde da população e o direito dos animais,” disse Guilherme Ávila.