2010-06-30 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Paulo Correa reivindica detalhes sobre distribuição de leite para crianças, idosos e pacientes da saúde mental

O vereador e presidente da Câmara, Paulo Correa (PR), apresentou requerimento solicitando ao prefeito Emanoel Carvalho (PTB) informações sobre a distribuição de leites às crianças e idosos nas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com Paulo Correa, a Administração fornece leite às crianças carentes e aos idosos com idade acima de 60 anos através da “Campanha do Leite”, durante três vezes por semana. O vereador Paulo Correa solicitou alguns dados junto à Corregedoria Municipal, onde foi informado que existem 2000 pessoas nesta faixa etária de 60 anos, sendo que 200 saíram por não estarem enquadradas na lei do idoso e por não ser portadoras de necessidades especiais. “Como são pacientes acamados, se alimentam do leite, porém o volume disponibilizado não é suficiente para atender a demanda disponibilizada, já que o leite auxilia inclusive na ingestão de medicamentos”, lembrou Paulo Correa. Outro setor que fazia a distribuição de leite, é o Ambulatório de Saúde Mental, aos pacientes que tomam medicamentos fortes, também não contam mais com este benefício. O vereador Paulo Correa lembrou no seu requerimento que as proteínas do leite são de fácil digestão, e possuem um elevado valor biológico, que contêm os aminoácidos essenciais em quantidade e proporção adequadas; daí sua importância na alimentação, principalmente na fase de crescimento, pois é possível obter do leite boa parte das necessidades diárias de proteínas. No seu pedido, o vereador questiona se está ocorrendo e qual a quantidade da distribuição de leite às crianças e idosos nas unidades de saúde do município e na Saúde Mental, bem como as suas quantidades e se existe possibilidade de incluir pessoas portadoras de necessidades especiais na Campanha do Leite, para que também possam receber este importante alimento.