2010-07-15 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Vereador Reginaldo da Silva aponta em texto que Barretos atinge metas do Ministério da Educação

O vereador Dr. Reginaldo da Silva, que é ex-secretário de educação, avaliou o resultado de Barretos no IDEB, comparados com anos anteriores desde 2006. Segundo o edil, o índice da educação em Barretos vem melhorando muito nos últimos anos. “Houve uma melhora muito boa nesse período. Eu pretendo apontar em outros textos os fatores que contribuíram para essa melhoria”, afirmou. No final do seu artigo, Dr. Reginaldo da Silva, enalteceu que o Sistema Municipal de Ensino, mesmo tendo municipalizado 5 escolas, passou de 4,8 em 2005, para 4,9 em 2007 e 5,5 em 2009. “Este resultado representa que a Educação em Barretos vem cumprindo, com galhardia, as metas fixadas pelo Ministério da Educação (4,9 em 2007 e 5,2 em 2009) e, com certeza, tem tudo para continuar avançando cada vez mais no sentido de aprimorar a qualidade da educação barretense”, finalizou Reginaldo. O DESEMPENHO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO NO IDEB-2009 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um índice criado pelo Ministério da Educação em 2007 e visa avaliar a qualidade da educação básica através da verificação do fluxo escolar e das médias de desempenho nas avaliações. No caso dos municípios a avaliação realizada é a chamada Prova Brasil, já aplicada em fins de 2005, em novembro de 2007 e em novembro de 2009. Nessa prova, os alunos de 4ª. e 8ª. séries (hoje de 5º e 9º. Anos) respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. O Ideb vai de 0 a 10 e representa o índice de evolução e qualidade da educação básica, sendo assim a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. As metas representam o caminho traçado de evolução individual dos índices, para que o Brasil atinja o patamar educacional que têm hoje a média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa evoluir da média nacional 3,8, registrada em 2005, para um Ideb igual a 6,0, na primeira fase do ensino fundamental. De acordo com o Ministério da Educação, as metas são diferenciadas para todos, e são divulgadas de dois em dois anos de 2007 a 2021. A orientação governamental é no sentido de que “estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Mesmo quem já tem um bom índice deve continuar a evoluir. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas prevêem um esforço mais concentrado, para que elas melhorem mais rapidamente, diminuindo assim a desigualdade entre esferas. O Ministério da Educação prevê apoio específico para reduzir essa desigualdade”. O Sistema Municipal de Ensino A evolução do Sistema Municipal de Ensino, medido pelos Ideb’s de 2005, de 2007 e de 2009, relativamente aos anos iniciais (1º ao 5º.ano) das escolas municipais, comparada com a evolução no Brasil foi positiva, como demonstra o quadro abaixo: SISTEMA DE ENSINO IDEB – 2005 IDEB – 2007 IDEB -2009 METAS DE 2007 METAS DE 2009 Brasil 3,4 4,0 4,4 3,9 3,8 Barretos 4,8 4,9 5,5 4,9 5,2 Escolas Particulares 5,9 6,0 6,4 6,0 6,3 Como se pode observar, houve uma sensível melhora nos índices do Brasil como um todo e nos vários sistemas de ensino. No que se refere ao Sistema Municipal de Barretos, houve uma melhora do Ideb de 4,8 (em 2005) para o Ideb de 4,9 (em 2007) e para o Ideb de 5,5 (em 2009), tendo sido atingida, então, a meta fixada para 2007 pelo Ministério da Educação e ultrapassada a meta para 2009, que foi de exatamente de 5,2. No caso barretense, há que se destacar que a média alcançada em 2007, certamente foi afetada negativamente pela municipalização de 5 escolas estaduais em agosto de 2007. Com efeito, o município assumiu essas escolas em agosto de 2007 e a Prova Brasil foi aplicada em novembro de 2007, portanto, praticamente 3 meses após a municipalização. Dessas escolas, duas atingiram a média 4,0; uma alcançou a média 3,9; uma atingiu a média 2,9 e uma alcançou a média 2,5. Assim, o desempenho alcançado pelas referidas escolas foi, em geral, abaixo do desempenho das demais escolas municipais, fato que, logicamente, afetou negativamente a meta do município como um todo, que poderia, então, ter sido maior. Não obstante, o aspecto positivo é que elas foram recebidas de braços abertos pelo sistema municipal e têm agora as mesmas condições das demais escolas municipais para prosseguirem galgando melhores patamares de qualidade. Já em 2009, o desempenho dessas escolas que foram municipalizadas foi bem diferente. A E.M. Prof. Dorival Teixeira passou de 2,9 em 2007 para 5,0 em 2009. A E.M. João Baroni passou de 4,0 em 2007 para 3,8 em 2009. A E.M. Profa. Lacy Bonilha de Souza, do Ibitu, passou de 4,0 em 2007 para 6,4 em 2009. De ressaltar-se que essa escola obteve a maior nota do Município de Barretos. Não foram avaliadas as escolas municipais Prof. Fausto Lex e Sagrados Corações. É de se reconhecer, também, algumas escolas não tiveram o rendimento desejado e, certamente, ensejarão profundas reflexões para melhorar seu desempenho. Contudo, deve ser ressaltado, ainda, o desempenho de várias escolas municipais barretenses. De fato, como já dito acima, a E.M. Profa. Lacy Bonilha de Souza, do Ibitu, passou de 4,0 em 2007 para 6,4 em 2009, sendo a que obteve a maior nota dentre todas do Município de Barretos. A Escola Municipal Luiza Parassu Borges manteve em 2009 a nota obtida em 2007, que foi de 6,0. Outro fato marcante é que em 2005, apenas 6 escolas tiveram médias iguais ou maiores do que 4,8 ( a média do município). Já em 2007, cerca de 10 escolas igualaram ou superaram a média 4,9 alcançada pelo município. O mesmo feito foi repetido em 2009, pois 10 escolas igualaram ou superaram a média do município que foi de 5,5. Houve, também, crescimento substancial na Escola Dorival Teixeira, que passou de 2,9 para 5,0 em 2009. Por sua vez, a EM Marlene Carbone passou de 4,2 para 4,9 em 2007 e para 5,8 em 2009. Essa escola foi a primeira que implantou o período integral, sendo exemplo para todas as demais. A EM Luiz Castanho Filho foi notável, passando de 3,9 para 5,8 em 2009. A EM Maria Alves Barcellos também melhorou muito, passando de 4,1 para 5,2. Essa escola também implantou o período integral, juntamente com a EM. São Francisco. Em resumo, o Sistema Municipal de Ensino, mesmo tendo municipalizado 5 escolas, passou de 4,8 em 2005, para 4,9 em 2007 e 5,5 em 2009, cumprindo, com galhardia, as metas fixadas pelo Ministério da Educação (4,9 em 2007 e 5,2 em 2009) e, com certeza, tem tudo para continuar avançando cada vez mais no sentido de aprimorar a qualidade da educação barretense. Professor Reginaldo da Silva Vereador em Barretos Doutor em Direito do Estado Mestre em Relações Internacionais Advogado e Economista Ex-Secretário Municipal de Educação Consultor Legislativo, concursado, do Senado Federal (aposentado).




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http://www.camarabarretos.sp.gov.br/noticia/vereador-reginaldo-da-silva-aponta-em-texto-que-barretos-atinge-metas-do-ministerio-da-educacao/2003