2010-07-15 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila sugere através de requerimento implantação de programa de castração de animais em Barretos

O aumento gradativo da população animal em Barretos está preocupando o vereador Guilherme Ávila, que é diretor da ABA – Associação Barretense Amigos dos Animais. Em requerimento votado na sessão ordinária do dia 28 de junho, Ávila abordou a questão, e apresentou os exemplos das cidades de Guaíra e Franca que já contam com um programa de castração de animais, sem custo para os donos. O vereador afirmou que o aumento da população animal não está somente no acasalamento indesejado, mas principalmente pela quantidade de doenças, que podem ser transmitidas aos seres humanos. De acordo com dados da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 descendentes, enquanto que OMS – Organização Mundial de Saúde preconiza que deve haver um cão para cada 10 habitantes. “A solução para este problema seria através da castração, que é uma operação segura, quando realizada por um bom médico veterinário. Os animais submetidos a este método se recuperam em uma semana, se tornando animais saudáveis e comportados, sem ter chances de desenvolver problemas de tumores e infecções nos órgãos reprodutivos”, afirmou Ávila. Através da implantação deste programa em Barretos, como já vem ocorrendo em cidades da região, estará sendo trabalhada a questão da posse responsável dos animais, o que irá reduzir o número de animais abandonados pelas ruas da cidade.