2010-07-16 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Câmara Municipal participa da coleta de lixo reciclável iniciada em Barretos

A Câmara Municipal de Barretos, após aprovar em 2009, o projeto de Lei 130, de autoria do vereador Carlos Henrique dos Santos, “Carlão do Basquete”, que autoriza a realização da Coleta Seletiva de Lixo em Barretos, também é uma das primeiras parceiras do projeto a fazer doação de materiais para a reciclagem, como papelão, papel e copos de plásticos como ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 15, quando uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, veio até a Câmara Municipal buscar o material. Com um caminhão identificado e com o slogan “Recicle” e funcionários uniformizados, a coleta do material foi feita. Através da autorização da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – a Prefeitura de Barretos está autorizada a fazer a separação de resíduos sólidos domésticos, onde estão incluídos papel, papelão, vidros, plásticos e metais. Através da iniciativa, toda população que contribuir será cadastrada e irá receber um desconto de 10% no valor do pagamento do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano. De acordo com o projeto aprovado pela Câmara de Barretos estudos e pesquisas realizadas apontam que 75% do lixo doméstico pode ser reciclável e que os materiais depositados nos aterros demoram milhares de anos para se decompor. O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Correa, foi quem fez pessoalmente a entrega das doações, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, enaltecendo que a campanha deve ser apoiada por toda a população. O vereador, também gravou uma mensagem para uma campanha de divulgação da secretaria do Meio Ambiente, explicando para população que tipo de material pode ser reaproveitado. “Nós temos que fazer a nossa parte para ajudarmos a melhorar as nossas condições do Meio Ambiente. Eu venho lutando por isso com os meus projetos e acredito que está também é uma bandeira que não podemos deixar de lado”, afirmou Correa.