2010-09-03 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Câmara aprova projeto de iniciação instrumental de autoria do vereador Euripinho Naben

Os 11 vereadores barretenses aprovaram por unanimidade em segunda discussão, o Projeto de Lei 92/2010, de autoria do vereador Olímpio Jorge Naben, “Euripinho”, que dispõe sobre a criação e implantação do projeto Iniciação Instrumental, que tem sete artigos, no município de Barretos. De acordo com a Lei, a iniciação instrumental tem o objetivo de despertar a sensibilidade nas crianças, conhecimento dos instrumentos musicais, desenvolver a disciplina, estudo musical e cognitivo da criança através da música, estimulando ainda o trabalho em grupo, com toda a estrutura voltada aos alunos da Educação Básica. Segundo o autor do projeto, vereador Olimpio Jorge Naben, com esta Lei, o executivo fica autorizado a firmar convênios com o Governo Federal e Estadual, associações de bandas e fanfarras, podendo aproveitar a estrutura da Fanfarra do São Francisco e da Banda Cavalgando para o Futuro que já contam com a estrutura física e técnica para o desenvolvimento do projeto “Iniciação Instrumental”. “O acesso à Educação Musical no Brasil, ainda é um privilégio quase que exclusivos das classes média e alta, não conseguindo alcançar um grande número de pessoas. A Educação Musical ainda é vista, como parte integrante das atividades complementares e não como uma disciplina prioritária na formação do aluno”, afirmou Naben. O projeto vai agora para a sanção do prefeito Emanoel Carvalho e deverá ser regulamentado dentro do prazo de 30 dias.