2010-09-16 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Vereador de Barretos cobra duplicação da Faria Lima em trecho de 17km que conta com dois pedágios

A rodovia Brigadeiro Faria Lima SP-326 é uma das mais importantes artérias da malha viária do Estado de São Paulo, com grande e constante tráfego de veículos, sendo a principal via de acesso entre as cidades de Barretos à Capital. Porém, existe um trecho de apenas 17 quilômetros compreendido entre os municípios de Dobrada e Guariba, entre os km 313 e km 331 mais 500 metros, sob responsabilidade do Triângulo do Sol, que possui pista simples, sendo que existe a cobrança de pedágios há mais de 10 anos trecho, com os usuários pagando valores expressivos e não contam com duplicação da rodovia. Diante desta necessidade, o vereador Guilherme Ávila apresentou requerimento solicitando ao Ministério Público do Estado, valorosa intercessão para que providências sejam adotadas algumas medidas, visando a necessária e urgente duplicação do referido trecho da SP 326. “Este percursos de pista simples é bastante tenso e perigoso, ocasionando inclusive acidentes de grande monta, que já provocaram várias mortes”, afirmou Ávila. De acordo com as solicitação feita pelo vereador, outro fator que chama a atenção é que no município de Dobrada, antes da pista simples, existe uma praça de pedágio no km 307 mais 600 metros, cujo valor é de R$ 5,20, e após o trecho de pista simples, no município de Taiúva existe outra praça de pedágio km 357, com valor de R$ 5,30. “Com os vários anos pagando pedágio e pela quantia arrecadada, já dava para realizar a duplicação deste trecho de apenas 17 Km restante na ligação Barretos-Matão”, observou. O vereador Guilherme Ávila também solicitou o encaminhamento de ofício aos prefeitos das cidades servidas pela rodovia SP-326, solicitando suas manifestações de apoio à presente propositura junto ao Governo do Estado e Secretaria dos Transportes. “O Governo outorgou a concessão de trechos da citada rodovia a empresas interessadas na exploração, mediante processos licitatórios, para que as mesmas se responsabilizassem pela manutenção, duplicação e melhoramentos necessários, o que não aconteceu no citado trecho, haja vista que o valor do pedágio pago por quilômetro rodado na rodovia está muito acima do valor dos padrões internacionais”, finalizou Ávila.