2010-10-05 00:00:00
Autor: Clarissa Johara
Aprovada obrigatoriedade na apresentação da caderneta de vacinação no ato da matrícula na rede de ensino municipal

Em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Barretos aprovou por unanimidade, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei N.º 122/10, dos vereadores Aparecido Cipriano (PTB) e Guilherme de Ávila (PMDB), que torna obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação no ato da matrícula na rede de ensino municipal de admissão de alunos.
Os vereadores destacam que a apresentação da caderneta de vacinação é uma forma de incentivar os pais a manterem atualizado o calendário de imunizações das crianças. “Para evitar que as crianças fiquem desprotegidas pela falta de imunização, em muitos lugares, as autoridades decidiram condicionar a matrícula nas escolas infantis à apresentação da carteira de vacinação da criança”.
De acordo com Cipriano e Guilherme, apesar das causas de abandono da imunização serem múltiplas, a intervenção, tanto na Saúde como no Ensino, deve ser a de alertar e estimular os responsáveis pelos menores a retomar a atualização das vacinas.
“Hoje há um consenso de que escolas e creches podem servir não apenas como instituições de socialização e ensino, mas também como locais que visem à prevenção e à promoção da saúde”, ressaltam.