2010-11-04 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Paulo Correa recebe informações sobre a manutenção de linhas férreas no trecho de Barretos à Araraquara

O presidente da Câmara, vereador Paulo Correa (PR), encaminhou ao Ministério Público Federal, bem como ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), solicitando-lhes informar se têm conhecimento de que a Empresa ALL Logística não vem cumprindo dispositivos contratuais, em que é responsável pela conservação e manutenção de todas as linhas férreas do Brasil, em especial no trecho de Barretos à Araraquara. Segundo o vereador, o transporte ferroviário é o principal incentivo para o escoamento agrícola. “Desta forma, é essencial a recuperação do traçado da ferrovia entre os municípios. No entanto, a empresa responsável, não se o sabe o porquê, não está cumprindo a função que lhe foi conferida, sendo que o traçado da linha férrea de Barretos a Araraquara, encontra-se tomado por densa vegetação, dificultando ou até impedindo a sua utilização”, destacou. Em resposta ao requerimento, o chefe de gabinete da ANTT, César Dias, informou que, com relação ao trecho ferroviário Barretos-Araraquara, é importante frisar que o mesmo integra a Malha Paulista da extinta Rede Ferroviária Federal S.A e encontra-se concedido à America Latina Logística Malha Paulista S.A tendo em vista contratos de concessão e arrendamento celebrados em 30/12/1998. “A SUCAR/ANTT vem mantendo entendimentos com representantes de empresas, localizadas na região de Barretos e Bebedouro, interessadas em utilizar o modal ferroviário para transporte de suas mercadorias. Além disso, em março deste ano, técnicos da SUCAR realizaram inspeção no trecho Barretos- Araraquara com o objetivo de verificar as condições atuais da via permanente naquele segmento”, salientou.