2011-03-02 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Levantamento feito pelo vereador Guilherme Ávila aponta o IPTU de Barretos como um dos mais caros da região

O vereador Guilherme Ávila, que é vice-presidente da Câmara Municipal de Barretos realizou um estudo em diversas cidades da região e constatou que o barretense paga um dos IPTU`s (Imposto Predial Territorial Urbano) mais caros do estado de São Paulo, se comparado com cidades maiores, do mesmo porte e até menores que Barretos. “Se dividirmos o total arrecadado e o total de IPTU lançado pelo número de habitantes, veremos que o IPTU em Barretos é extratosférico”, afirmou Guilherme. Segundo dados obtidos diretamente com os departamentos responsáveis das Prefeituras, Barretos arrecadou em 2010 o valor de R$ 150,00 reais per capita, enquanto outras cidades como Guaíra os contribuintes pagaram R$69,00, Olímpia R$60,00, Ribeirão Preto R$140,00 e Sertãozinho que tem o número de habitantes próximo ao de Barretos arrecadou R$132,00. Por outro lado, o vereador Guilherme Ávila, afirmou que o IPTU lançado neste ano de 2011, apresenta uma discrepância ainda maior, pois o valor em Guaíra é de R$93,00 por habitante, Franca R$163,00, Ribeirão Preto R$196,00, e em Barretos, o índice é de R$255,00. Outro dado interessante, é com relação às alíquotas, em Barretos o índice é de 1,2% sobre o valor venal das casas, enquanto em Ribeirão Preto tem alíquota de 0,6% . Nos terrenos as alíquotas variam de 2% a 5%, e em Barretos tem uma alíquota de 7% sobre o valor venal. “O barretense paga um valor altíssimo de IPTU, a Prefeitura precisa rever a planta genérica, reduzir as alíquotas e adequar os valores a realidade de Barretos, pois hoje, o barretense paga um verdadeiro aluguel para a Prefeitura”, salientou Guilherme Ávila.