2011-03-29 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

Secretário Edson Marcondes fala aos vereadores

Seguindo a proposta do presidente da Câmara Municipal de Barretos, Juninho Leite, de aproximar a casa de leis da administração pública, na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 28, o secretário municipal de desenvolvimento urbano, engenheiro Edson Marcondes de Souza, falou aos vereadores. Expondo o trabalho de sua secretaria, Marcondes detalhou algumas atividades, inclusive nas estradas da zona rural. Falou dos programas de habitação que foram implementados na cidade, principalmente os voltados a famílias de baixa renda. Explicou como estão as obras em andamento e explicou os contratos cancelados por falta de cumprimento de prazos por parte dos contratados, como do Restaurante Popular no Mercadão Municipal. Um dos destaques das falas do secretário foi a trabalho de tapa buracos e recapes de ruas, interrompido pelo longo período de chuvas na cidade e retomado nesta semana. Aberto o debate, o primeiro a realizar pergunta ao secretário do desenvolvimento foi o vereador Reginaldo Silva que quis saber sobre o Parque Enéas Carneiro e sobre o déficit habitacional na cidade. O secretário respondeu que o atual déficit habitacional de Barretos beira atualmente quatro mil unidades e que na atual administração, através dos programas federais, deve-se chegar a mais de duas mil e quinhentas novas casas. Em relação ao Parque Enéias Carneiro, na região entre o bairro Zequinha Amêndola e Cristhiano de Carvalho, Edson Marcondes explicou que o projeto exige obras de limpeza e estrutura que foram interrompidas em decorrência das chuvas, mas devem ser retomadas ainda nesta semana se as previsões de estiagem estiverem certas. O vereador Guilherme Ávila questionou sobre requerimentos não atendidos pela secretaria, ao que Marcondes respondeu que muitas vezes as obras e reparos que são requeridos pelos vereadores foram programados, até iniciados, mas foram interrompidos por causa do período de chuvas. Guilherme levantou ainda a questão da limpeza das áreas próximas aos predinhos, onde o mato vem crescendo, e o secretário afirmou que a Prefeitura tem feito a limpeza sempre que convocada a isso, mas que a responsabilidade dessa limpeza é do condomínio dos predinhos. Utilizando a tribuna, o vereador Kiko Miziara disse que a rua de entrada do bairro Nova Barretos está esburacada a ponto de causar acidentes e lembrou outros tantos buracos que oferecem riscos nas ruas da cidade e cujo recape faz parte de requerimentos de sua autoria e de autoria de outros vereadores. Kiko reclamou do “marasmo” da secretaria em relação ao trabalho de atenção a manutenção e cuidado com a zona urbana, principalmente no que diz respeito ao recapeamento das ruas. O secretário explicou que “de modo algum” deixa de atender às reivindicações dos vereadores por vontade própria, mas porque ou faltam recursos, ou material, ou ainda pessoal para trabalhar na velocidade que seria mais satisfatória. Explicou ainda que algumas das obras referidas estão na programação e dependem de trabalho de infra-estrutura ou de licitação. Paulo Correa utilizou seu tempo para lembrar o secretário de desenvolvimento urbano que em breve será inaugurado no bairro Paulo Prata o Ircad, o Instituto de Pesquisa Contra o Câncer do Aparelho Digestivo, e que as ruas no entorno do novo prédio da Fundação Pio XII estão esburacadas e sem condições de receber o grande tráfego de veículos que por passarão, uma vez que o Instituto tem projeção internacional, sendo o único instalado na América Latina. O secretário Edson Marcondes respondeu que a Avenida Antenor Duarte, próxima ao Ircad, tem obras de reestruturação e pavimentação, incluindo a construção de galerias, licitada e que todas as ruas do entorno do Instituto serão recapeadas nos próximos dias, assim como serão construídos banheiros públicos e outras melhorias nas praças da região. O verador Otávio Garcia perguntou sobre os problemas da licitação da Praça Nove de Julho, em que as obras foram iniciadas, mas não tiveram continuidade. Edson Marcondes explicou que a empresa que ganhou a licitação inicial alegou falta de mão de obra especializada para realizar o trabalho, uma vez que a reforma da Praça segue seu projeto original e há a necessidade de calceteiros especializados na instalação do chamado mosaico português. Ressaltando também a necessidade da secretaria dar mais atenção aos requerimentos dos vereadores, o vereador Euripinho lembrou de alguns pedidos pontuais de recapeamento e tapa buracos na cidade, além de falar da iluminação e asfaltamento das ruas internas do conjunto Newton Siqueira Sopa, entre outras reivindicações. Falando pela bancada democrática, o vereador Juninho Leite quis saber qual a quantidade de moradias que a Prefeitura Municipal entregou para moradores de baixa renda que viviam em condições inóspitas. Marcondes disse que já foram entregues 170 casas para famílias de baixa renda e serão entregues em breve 900 apartamentos para esse mesmo público alvo. O secretário citou ainda os loteamentos que foram regularizados e os que estão em processo de regularização, nos quais a prefeitura oferece obras de infra-estrutura que incluem, além de asfalto, o fornecimento de rede de água e esgoto, iluminação pública, além de outros itens. Edson Marcondes despediu-se colocando-se a disposição para atender solicitações dos vereadores e dar informações pessoalmente em seu gabinete.