2011-04-08 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila sugere implantação do programa Empresa Fácil

A implementação do programa “Empresa Fácil” visando à instalação de novas empresas em Barretos, foi tema de requerimento proposto pelo vereador Guilherme Ávila, no Legislativo de Barretos. A proposta 410/2011, ressalta que a burocracia é um dos principais obstáculos para criação de novas empresas, o que influi na geração de muitos empregos. Diante disto, o vereador está orientando a Prefeitura de Barretos a tomar medidas semelhantes à adotada em Ribeirão Preto, onde com o objetivo de modernizar a máquina pública e agilizar o atendimento a população, a Prefeitura de Ribeirão, instituiu o programa “Empresa Fácil”. “Através deste programa, é oferecido todo o apoio para que o trabalhador autônomo formalize a sua atividade, já que muitas empresas ou trabalhadores autônomos não têm a situação regularizada e não contam com o CNPJ, o alvará e outras exigências”, destacou Ávila. Segundo Guilherme Ávila, a adoção desta pratica em Barretos atenderia também uma antiga reivindicação de sindicatos de classe como a Associação Comercial e Industrial de Barretos, Receita Federal, Sindicato dos Contabilistas, Conselho dos Contabilistas, Sebrae, Senac e muitos outros setores interessados. “O programa iria agilizar todo o processo de formalização, permitindo o acompanhamento, transparência, economia de tempo e dinheiro, além de ser uma ferramenta de geração de emprego e renda. Além de ser muito ágil, pois em 24 horas é criada uma empresa através do sistema online”, disse Ávila. O vereador no ofício, encaminhado ao chefe do Executivo, pergunta se existe possibilidade da Prefeitura implantar o programa nos moldes do adotado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, como também o que poderia inviabilizar a sua implantação em Barretos.