2011-04-12 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

Célia Rodrigues fala sobre espetáculo “Paixão de Cristo” na sessão da Câmara

Convidada pelo presidente da Câmara, Juninho Leite, a Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Célia Rodrigues, esteve presente na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 11, para falar aos vereadores sobre a apresentação do espetáculo “Paixão de Cristo”, que será encenado no próximo domingo, dia 17, às 21h, no Recinto Paulo de Lima Corrêa, pela iniciativa do Departamento de Cultura do Município, ligado à Secretaria. Célia Rodrigues explicou que a encenação será feita ao ar livre em três palcos espalhados pelo gramado do Recinto, e que uma grande estrutura de seguranças, cadeiras para assentos, banheiros químicos, praça de alimentação, acessibilidade para cadeirantes e entrada especial isolando o público de áreas mais críticas do Recinto, como barracões e baias, está sendo montada no local. A Secretária aproveitou para agradecer às empresas que aceitaram participar da parceria com o município e patrocinar o evento. Célia explicou que mais de 100 pessoas estão envolvidas diretamente na encenação entre atores, produção e figurantes, participando de ensaios desde janeiro deste ano. Parte deste elenco esteve presente na galeria da Câmara durante a sessão. Segundo a secretária, a mudança do espetáculo da Praça Francisco Barreto para o Recinto Paulo de Lima Correa deu-se em decorrência do grande número de pessoas que compareceu às últimas apresentações da Paixão de Cristo, deixando a Praça pequena para acomodar a todos. O Recinto Perguntada sobre a atual situação do Recinto Paulo de Lima, Célia respondeu que o processo de doação do espaço à Prefeitura de Barretos está em andamento e é “extremamente burocrático”, pois o patrimônio é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e o projeto de utilização do espaço precisa ser apreciado em várias instâncias do poder público estadual, municipal e conselhos populares, além do próprio Conselho. A Secretária disse que no momento a Prefeitura está realizando levantamento do patrimônio e há equipes técnicas de engenheiros e arquitetos fazendo o relatório físico do estado atual do Recinto, com medições, catalogando peças arquitetônicas e tipos de acabamentos e detalhamentos. “O trabalho tem que ser feito passo a passo, com muita cautela, seguindo todas as orientações do Condephaat e qualquer mudança tem que passar por aprovação, por isso é preciso ter paciência para se construir um projeto eficiente para utilização do Recinto, respeitando suas características arquitetônicas”, concluiu Célia. O Espetáculo A encenação do espetáculo Paixão de Cristo tem texto de Milton Figueiredo, baseado em passagens bíblicas, direção de Ricardo Marques, o ator Reinaldo Costa interpreta Jesus e a produção é de André Cruz. O elenco reúne atores experientes do teatro amador da cidade, ao lado de pessoas que nunca tiveram experiência em palco, todos atuando como voluntários no espetáculo. Aberta gratuitamente ao público, a encenação Paixão de Cristo acontece no próximo domingo, dia 17, às 21h, no Recinto Paulo de Lima Correa.