2011-04-19 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

Diretor do IFSP Barretos fala sobre Instituto aos vereadores

Convidado pelo presidente da Casa, vereador Juninho Leite, o diretor do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Barretos, Vítor José Brum, esteve na sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira, para divulgar os cursos e atividades desenvolvidos pelo Instituto em Barretos. O IFSP tem como objetivo oferecer gratuitamente educação básica e profissional, superior, pluricurricular e milticampi, com 27 campus instalados no estado de São Paulo. O diferencial do Instituto é que 50% de todas as vagas são oferecidas em nível técnico, 20% das vagas são para cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciência e Matemática. O Campus Barretos oferece hoje os cursos de Técnico em Agronegócio, Técnico em Eventos e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com cerca de 400 alunos inscritos, além de cursos de formação inicial e continuada, de curta duração. Para 2012 estão programados, além de novos cursos técnicos, três cursos de nível superior, Tecnólogo em Turismo, Tecnólogo em Análise de Sistemas e Licenciatura em Biologia. Vítor José Brum informou ainda que a ampliação do Instituto está em fase de licitação de área, são quatro novos blocos a serem construídos, além de uma pequena área rural de 50 hectares que servirá aos cursos da área de agropecuária e dar base a um futuro curso de agronomia, ainda sem previsão de instalação. Respondendo a perguntas dos vereadores, o diretor do IFSP Barretos deixou claro que é possível os alunos do ensino médio se matricularem nos cursos técnicos oferecidos pelo IFSP, gratuitamente, conciliando a formação técnica a conclusão do ensino médio, sem prejuízo de tempo, assim como os que já concluíram o ensino médio também podem se inscrever nos cursos técnicos oferecidos em Barretos. Ainda nas respostas aos vereadores o diretor informou que para o próximo ano serão oferecidos cursos de qualificação e formação específicos para os profissionais que atuam na educação municipal e não dispõem de formação acadêmica ou técnica. Ao concluir sua participação na sessão da Câmara, o diretor do IFSP disse que o Instituto utiliza todas as formas a que tem acesso para divulgar seus cursos e seu trabalho, convocou ainda os diretores das escolas de Barretos a levarem seus alunos para visitas agendadas no prédio do Instituto em Barretos.