2011-04-29 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

Gestantes participam de cursos e recebem fraldas gratuitamente

Nesta semana um grupo de gestantes iniciou as atividades do Programa “De olho para o Futuro”, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade graças a uma iniciativa do vereador Juninho Leite. Destinado a gestantes de baixa renda, o programa fornece cursos sobre cuidados pessoais, educação para a saúde, além de acompanhamento por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social e médicos. Ao final do período de cursos as gestantes recebem por quatro meses um kit de fraldas confeccionadas por voluntárias no próprio Fundo Social. O Programa nasceu da iniciativa do vereador Juninho Leite que, através de emenda no orçamento do município, destinou verbas para a compra dos equipamentos para confecção de fraldas artesanais e aquisição de matéria prima. O formato utilizado, que inclui cursos e acompanhamento das gestantes, foi idealizado em conjunto com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Adriane Angélica Lemos de Carvalho. “O fundamental é que o programa não se preocupa apenas em fornecer as fraldas, mas dar orientação a essas mulheres que passam por um momento tão especial da vida e, muitas vezes, não estão preparadas para vivê-lo. A doação das fraldas é uma espécie de presente por elas estarem participando dos cursos e palestras”, disse Adriane. Para o vereador Juninho Leite a iniciativa é fundamental para amparar as mães que não tem recursos para buscar informações necessárias ao período de gestação. “A confecção das fraldas é feita por voluntárias e muitas das mães que participam do programa poderão ser voluntárias futuramente, ajudando outras mães. Para estar no programa é preciso comprovar a frequência nas consultas do pré-natal, feito gratuitamente nos Postinhos da cidade”, comentou o vereador.