2011-05-02 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

Trabalho de Paulo Correa resulta em projeto para destinação de óleo e gorduras de uso doméstico

A Prefeitura de Barretos enviou ofício ao vereador Paulo Correa respondendo ao requerimento que pedia explicações sobre as medidas para o recolhimento do óleo e gorduras de uso doméstico e comercial que são descartados diretamente na rede de esgoto, prejudicando o meio ambiente. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente o recolhimento vem sendo realizado semanalmente, nos bairros Baroni, Alvorada e Centro, inicialmente. Ainda segundo o ofício um convênio realizado com a empresa Óleo Brejeiro, de Orlândia, está capacitando coordenadores pedagógicos da rede municipal para atuarem na campanha de conscientização dos moradores, através de ações nas escolas. Este convênio só foi possível graças ao trabalho de intermediação do vereador Paulo Correa que recebeu a visita de representantes da empresa e conheceu os projetos que ela desenvolve nesse sentido. Em Barretos, a expectativa é que as ações propostas pelo convênio atinjam diretamente mais de 12 mil alunos do ensino fundamental, em concursos artísticos, de redações e desafios culturais, além do recolhimento direto de óleos e gorduras de uso doméstico. As ações incluem ainda palestras, simpósio e congresso sobre temas ligados a ecologia e proteção do meio ambiente. “O importante é que o convênio da Prefeitura com a empresa não trata a questão apenas no que diz respeito a coleta dos resíduos, mas vai além e trata da questão educacional, pois é preciso educar para conseguir resultados mais concretos no que diz respeito a mudança cultural, a população não pode mais jogar o óleo de cozinha no esgoto comum e achar que isso é o certo”, comentou o vereador Paulo Correa.