2011-09-21 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Projeto do vereador Euripinho inclui campanha “Bombeiro Sangue Bom” no calendário de eventos de Barretos

Com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, os vereadores barretenses aprovaram por unanimidade em primeira e segunda discussão, o Projeto de Lei nº 139/2011 de autoria do vereador Olímpio Jorge Naben, “Euripinho”, na sessão ordinária de segunda-feira, dia 19. Com a aprovação, a campanha Bombeiro Sangue Bom que acontece no mês de julho, passa a fazer parte do calendário de eventos oficiais da cidade de Barretos. O autor do projeto destacou em suas explanações, que a sua lei visa contribuir para o aumento das doações de sangue em Barretos e vem de encontra a preocupação do Ministério da Saúde, que recentemente ampliou a faixa etária de doadores dos 16 aos 68 anos, o que aumentou em 14 milhões o número de possíveis doadores de sangue. Outro dado importante passado pelo vereador, é que atualmente são coletados 3,5 milhões de bolsa de sangue por ano, enquanto que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é 5,7 milhões de bolsas. Pensando em valorizar a dedicação dos bombeiros, que desde o ano de 2003 desenvolvem a Campanha Sangue Bom, no período de 1º a 31 de julho, dentro do mês de comemorações do Dia do Bombeiro, o vereador sugeriu a inclusão no calendário de eventos, para que possa ter uma maior conscientização dos doadores. “Essa campanha no mês de julho, contribui para elevar o volume de doações, já que neste mês é registrada uma queda sensível no número de doadores em virtude do inverno e férias escolares”, afirmou o vereador Euripinho. Por outro lado, finalizando as discussões, o vereador Euripinho, informou que em 2010 foram conseguida 24 mil doações no Estado e em Barretos, desde o seu início em 2008, cresceu 25% o volume de doações no hemonúcleo da Fundação Pio XII.