2011-10-11 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

Campanha Pense Rosa é destaque na Câmara Municipal

Quem passar a noite pela rua 16 durante os dias de outubro vai notar uma diferença sutil na fachada da Câmara Municipal, a cor rosa prevalece na iluminação da casa de leis, uma forma de integrar a Campanha Outubro Rosa, presente na cidade com o objetivo de despertar a atenção para a necessidade da prevenção do câncer de mama, através da realização de exames nas mulheres de 40 a 69 anos. A Campanha, que existe no mundo desde o final dos anos 90 e no Brasil desde 2002, invadiu a cidade de Barretos neste ano graças a união de forças entre o ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, da ONG OrientaVida e do Hospital de Câncer de Barretos, com apoio de várias empresas barretenses, união que trouxe para a cidade a Campanha Pense Rosa, com ações que estão colorindo de rosa alguns prédios da cidade, além de prever jantar uma grande caminhada no dia 22 de outubro, com saída às 8h, do North Shopping Barretos e destino ao Hospital de Câncer. Câmara Rosa Aderindo a campanha, a Câmara Municipal, além de estar com iluminação rosa, tem todos os vereadores comprometidos, utilizando o lacinho símbolo da prevenção do câncer de mama em todas as sessões do mês de outubro. As funcionárias da casa estão usando camiseta de divulgação da Campanha não apenas durante as sessões, mas também no expediente de trabalho e folhetos informativos estão sendo distribuídos na Casa de Leis a todos os que a visitam. “Toda vez que somos convocados a participar de campanhas educativas, respondemos prontamente, pois como representantes da população, temos que estar a disposição de todas as causas úteis a comunidade. A Campanha Pense Rosa, que está fazendo o outubro ficar rosa em Barretos, é uma campanha importantíssima pois desperta nas mulheres a necessidade da prevenção. Principalmente numa cidade que tem um dos maiores e melhores centros de prevenção do mundo, o Instituto Ivete Sangalo no Hospital de Câncer de Barretos”, disse o presidente da Câmara, Juninho Leite. Quem deve fazer a mamografia? Mulheres que tem entre 40 a 69 anos podem fazer o exame de mamografia gratuitamente no Instituto de Prevenção Ivete Sangalo durante todo o mês de outubro. Não é necessário agendamento. Basta comparecer ao Instituto que fica no Hospital do Câncer de Barretos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, portando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS (se tiver). Os exames também podem ser feitos em horário noturno, às quartas-feiras, sob agendamento. Para agendar o exame é só ligar: (17) 3321-6626.