2011-11-11 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

Barretos será uma das 11 cidades no Brasil a ter TV Câmara em sinal digital aberto

Representando a Câmara Municipal de Barretos, o vereador Juninho Leite, presidente do legislativo, esteve em Brasília no último dia 10 assinando acordo de parceria de TV Digital com a Câmara dos Deputados Federais, passando a fazer parte das cidades conveniadas a Rede Legislativa de TV Digital. Com essa parceria, a Câmara de Barretos fica autorizada a ter seu próprio canal de TV, com direito a 24 horas de programação própria. No sistema digital, canal 61, a Rede Legislativa prevê a transmissão de três canais simultaneamente, TV Câmara Municipal, TV Alesp e TV Câmara Federal, todas com programação independentes. Segundo a secretária de comunicação da Câmara Federal, Sueli Navarro, “Barretos é uma das pioneiras neste tipo de transmissão graças ao trabalho do presidente da Câmara Juninho Leite, que tomou a iniciativa de procurar a TV Câmara e propor a parceria. Muitas cidades grandes ficaram de fora por falta de interesse político, mas Barretos não apenas mostrou interesse como foi uma das cidades a mostrar-se mais entusiasmada com a idéia de um canal que fortaleça ainda mais a democracia, trazendo absoluta transparência ao trabalho de seus vereadores”, complementou. O primeiro secretário da Câmara Federal, deputado Eduardo Gomes, foi o responsável pela assinatura do convênio, em Brasília. O deputado destacou que “a TV Câmara é uma ferramenta de prestação de contas à população sobre o trabalho que seus representantes vêm realizando. É um veículo de utilidade pública, que, somado a tecnologia digital, chega como tendência irreversível no processo político brasileiro”, disse. O presidente Juninho Leite informou que como ainda há um processo burocrático a ser realizado para a compra de transmissores e outros equipamentos, não há data definida para a inauguração da TV Câmara Barretos, mas a intenção é de que ela esteja em funcionamento até fevereiro de 2012. “Estamos nos preparando para colocar a Tv no ar em caráter definitivo em breve, com uma programação voltada não apenas às atividades dos vereadores, mas também aos interesses da comunidade, com programas educativos, esportivos, culturais, de diversidade, de entrevistas, de reportagens e até de culinária, se for o caso. A TV Câmara vai retratar a cidade de Barretos e o que ela tem de melhor, atuando de maneira democrática e imparcial. E o que é melhor, de graça para a população e sem grandes custos para o poder legislativo”, revelou Juninho Leite. As primeiras 11 cidades a fazerem parte da Rede Legislativa, que já está em São Paulo há dois anos, são as cidades mineiras de Lavras, Sete Lagoas e Pouso Alegre e as paulistas Jacareí, Ribeirão Preto, Campinas, Tupã, São Carlos, Jaú, Bauru e Barretos. O canal transmite através do sistema digital, na freqüência 61. Aparelhos de TV não digitais deverão utilizar conversores para conseguir sintonizar a futura TV Câmara Barretos. Legendas: Juninho Leite assina convênio ao lado da secretária de comunicação da Câmara Federal, Sueli Navarro, e do diretor de comunicação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, Antonio Denarte. Juninho Leite com o primeiro secretário da Câmara Federal, deputado Antonio Gomes.