2011-11-18 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila cobra volta dos Testes Ergométricos pelo SUS e pede informações sobre Exames Laboratoriais

O vereador Guilherme Ávila (PSDB), está buscando informações da Prefeitura Municipal de Barretos, sobre a não realização dos Testes Ergométricos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na Santa Casa de Barretos. De acordo com o vereador, o teste ergométrico em um importante método de diagnóstico na cardiologia, que possibilita ao médico informações sobre a situação cardiovascular. “Este exame dá condições do profissional ter conhecimento da situação do coração durante as atividades diárias”, afirmou Ávila. Preocupado com o fato da Santa Casa não estar realizando o exame após informações recebidas do provedor do hospital, o vereador protocolou um pedido de informações ao prefeito municipal, solicitando se existe possibilidade do Executivo Municipal adotar medidas para que sejam retomados os exames na Santa Casa de Barretos. Segundo o vereador Guilherme Ávila, que é o Fisioterapeuta responsável pelo Centro Municipal de Reabilitação “Solange Lana de Ávila”, o Teste Ergométrico é utilizado para as seguintes avaliações: dor torácica, doenças coronarianas, pós-tratamentos cardiológicos, pressão arterial, arritmias, pré-operatório e pré-esportiva, entre outras. “Portanto é um exame que não pode deixar de ser oferecido pela sua grande importância”, afirmou Ávila. Exames laboratoriais Já através do requerimento 1429/2011, o vereador Guilherme Ávila, solicitou informações sobre a redução dos exames laboratoriais autorizados pela Administração Municipal, que vem sendo motivo de vários transtornos a população barretense. “Esses exames simples pode demonstrar possíveis doenças e facilitando a realização de um tratamento adequado e uma vida mais saudável ao paciente”, afirmou Ávila. Em seu pedido, o vereador pergunta ao executivo e seus departamentos competentes, se a Prefeitura Municipal está realizando os pagamentos dos exames laboratoriais, qual o motivo da redução no número de exames, além de questionar para quando esta prevista redução das filas e o tempo de agendamento.