2011-12-01 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Vereador indica funcionamento de UBS 24hs por dia e implantação do programa Rádio Escola na Educação

O vereador Olimpio Jorge Naben, “Euripinho”, propôs no requerimento 1561/2011 uma sugestão de funcionamento para algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante 24horas por dia. Pela proposta do vereador, a idéia é colocar em funcionamento três postinhos, oferecendo atendimento diário. Segundo o vereador, a maioria da população barretense se enquadra na classe trabalhadora assalariada, e quando procuram um médico no período noturno, quando tem tempo disponível, encontram as UBS fechadas. “Pelo fato das UBS estarem fechadas, as pessoas buscam atendimento ambulatorial, como consultas simples e casos sem gravidade, no Pronto Socorro da Santa Casa, o que representa 80% dos casos sem gravidade, o que gera uma sobrecarga e dificulta os atendimentos de urgência”, afirmou Naben. No ofício encaminhado, é questionado se há possibilidade de manter pelo menos três UBS em pontos estratégicos de Barretos, durante 24 horas, com equipe de médicos, atendentes e enfermeiros para diminuir os atendimentos do Pronto Socorro, além de perguntar para quando esta medida poderá ser adotada. Rádio Escola Por outro lado, o vereador fez um pedido no requerimento 1562/2011, sugerindo a implantação do programa “Rádio Escola”, nas escolas da Rede Municipal. Em suas considerações na propositura, o vereador explicou que o Rádio é um recurso privilegiado no processo educativo, despertando a imaginação, criatividade e uso de uma linguagem capaz de facilitar a interação entre professores e alunos. Pensando nesta importante arma de comunicação, a Secretaria de Educação a Distância do MEC já realizou um programa especial, denominado “Rádio Escola”, que incentiva os educadores do país a inserirem a linguagem radiofônica em suas práticas educativas. “Os milhares de alunos das Escolas Municipais de Barretos, com o propósito de elevar a qualidade da educação, temos conhecimento de que o rádio pode ser um instrumento de baixo custo que auxiliaria o alcance destes objetivos”, opinou o vereador Euripinho.