2011-12-01 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Implantação do “Programa Melhor em Casa” é proposta do vereador Guilherme Ávila

O vereador Guilherme Ávila (PSDB), está trabalhando junto a Secretaria da Saúde e o Governo Federal, para que seja implantado em Barretos, o programa “Melhor em Casa”. A meta com este programa é melhorar o atendimento domiciliar do SUS – Sistema Único de Saúde – com a criação de 1000 equipes de atenção domiciliar e outras 400 de apoio, atuando em todo o país. Segundo o vereador Guilherme, o Ministério da Saúde pretende investir cerca de R$ 1 bilhão em recursos, que servirá para o custeio e manutenção dos serviços, além da compra de equipamentos e remédios, e neste ano, já foram repassados R$8,6 milhões aos Estados e Municípios. O programa estabelece que cada equipe multidisciplinar será formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, devendo atender, em média 60 pacientes por mês. “A meta principal deste programa é levar atendimento médico às casas das pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica”, afirmou Ávila. Para se enquadrar neste critério, o Ministério da Saúde, exige que o município tenha atendimento do SAMU, uma cobertura de 60 leitos hospitalares e UTI, o que a cidade de Barretos se enquadra.