2012-02-29 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Câmara Municipal aprova projeto de descarte de materiais de autoria do vereador Euripinho

Os vereadores barretenses aprovaram por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 27, o Projeto de Lei nº 159/2011, de autoria do vereador Olímpio Jorge Naben, “Euripinho”, que cria o Programa Municipal de Descarte de Materiais. De acordo com o Projeto, o Poder Executivo Municipal, está autorizado a criar o Programa Municipal de Descarte de Medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos e outros produtos que estejam em desuso, deteriorados ou com o prazo de validade vencido. “O objetivo deste projeto, é criar uma consciência na população sobre o descarte de medicamentos em local apropriado”, afirmou Euripinho Naben. O projeto de lei, tem em seus artigos, que os materiais de descarte, deverão ser depositados em urnas coletoras instaladas nas Unidades Básicas de Saúde, sendo de fácil acesso a população com cartazes para a identificação, entre outros, requisitos. De acordo com levantamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz, em entrevista com 1009 pessoas na cidade de São Paulo, foi apontado que apenas 2,7% dos entrevistados já haviam recebido alguma orientação sobre descarte de medicamentos vencidos, enquanto que 75,32% das pessoas descartam a medicação no lixo doméstico e 6,34% jogam na pia ou vaso sanitário. “Esse fator é muito grave, uma vez que as concentrações de medicamentos detectadas em rios, lagos e no mar são consideradas preocupantes, pois são substâncias químicas que estão contaminando o Meio Ambiente”, destacou o vereador Euripinho.