2012-03-21 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Aprovado novo piso salarial para educação

O projeto que dispõe sobre o pagamento do piso nacional do magistério à classe de docentes do sistema municipal de ensino de Barretos foi aprovado por unanimidade na Sessão da Câmara desta segunda-feira, 19/03. O novo piso salarial terá aumento de 22%, passando para R$ 1.451,00 reais, beneficiando mais de 200 educadores da cidade.O processo de valorização dos profissionais da educação foi trazido à câmara para discussão por Paulo Correa e teve início no mês de janeiro quando o novo piso foi instituído, retroativo ao mês de dezembro, com o valor de R$ 1.187,00 reias. No mês seguinte surgiu à necessidade da correção da tabela, para os educadores que ganhavam acima do valor pago até então, pois está previsto a elevação na tabela dos profissionais que possuem qualificações ou curso de pedagogia. Diversas cidades do país os profissionais da educação reivindicam com greves e paralisações pela confirmação da lei nacional, os educadores do município são um dos primeiros do país a usufruir do aumento. A luta do vereador Paulo Correa em relação à educação, não é de hoje, seu primeiro requerimento como vereador em dezembro de 2005, foi da questão salarial, o reajuste dos pajens hoje reconhecidos como educadores e os coordenadores de creche hoje conhecidos como coordenador das Cemei (Centro Municipal de Educação). “Enquanto a nível nacional existem greves e paralisações, aqui em Barretos o processo aconteceu de uma forma natural, estamos desde o início lutando pelas reivindicações do setor. Devo destacar o empenho do prefeito Emanuel em estabelecer o piso e a correção da tabela dos educadores. A aprovação foi uma grande conquista, porque valorizar a educação é valorizar a sociedade, pois através da educação que conseguimos transformar a sociedade”, comentou o vereador Paulo Correa que trouxe para discussão na Câmara Municipal, o projeto. Texto - Ariane Pontes - Assessora de Imprensa do Vereador Paulo Correa (MTB 62.899)