2012-11-22 00:00:00
Autor: Luciana Gomes

TV Câmara Barretos faz primeiras transmissões em caráter experimental no Canal 64

Nesta sexta, dia 23, acontece a primeira transmissão ao vivo da TV Câmara Barretos, canal 64 digital, durante a sessão solene de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, a partir das 20h. A transmissão acontece em caráter experimental, uma vez que a TV Câmara Barretos é a primeira emissora do interior no país a ter publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta (21), a portaria de autorização da Anatel para funcionamento para fins científicos e experimentais, fazendo parte da Rede Legislativa. A Rede Legislativa de TV Digital tem como objetivo dar maior visibilidade e transparência ao trabalho parlamentar. Coordenada pela TV Câmara, da Câmara dos Deputados Federais, a rede tem hoje transmissões em sinal aberto e gratuito nas capitais São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre, outras 56 cidades aguardam a formalização das consignações. As Câmara Municipais de Barretos, Ribeirão Preto, Jaú e Jacareí são as pioneiras na compra dos equipamentos de transmissão em sistema digital, aguardando apenas publicação da Anatel para iniciar oficialmente suas transmissões, o que aconteceu primeiro para Barretos, nesta quarta (21), em caráter experimental. O objetivo é que a Rede Legislativa funcione no Canal 61, destinado pelo Ministério das Comunicações para este objetivo, mas como em algumas cidades este canal está sendo utilizado por emissoras comerciais, ou canais vizinhos que recebem interferência do 61, em cada município a Anatel buscou a melhor solução provisória, no caso de Barretos, o canal 64 foi o escolhido, por ter condições técnicas próximas às ideais para este tipo de transmissão. Para acompanhar a sessão solene da Câmara nesta sexta, dia 23, a partir das 20h, basta sintonizar no Canal 64 de qualquer aparelho de tv que capte sinal digital ou tenha o conversor digital. A inauguração oficial da TV Câmara Barretos acontecerá no início de dezembro, conforme informações do presidente do legislativo, Juninho Leite, que teve a iniciativa de buscar essa novidade legislativa para a cidade.