2012-12-05 00:00:00
Autor: Roberto José Minuncio

Euripinho recebe respostas sobre repasses para Santa Casa

O vereador Olimpio Jorge Naben, “Euripinho”, requereu em seu trabalho parlamentar, um pedido de informações com o objetivo de conquistar recursos para a Santa Casa de Barretos, através do apoio das lideranças políticas da região. Através de ofício enviado pela Câmara Municipal de Barretos, foram oficiados os prefeitos e os presidentes de Câmaras Municipais da região, para que apóiem esta iniciativa. Também no requerimento 0861/2012, foi encaminhado ofício a Secretaria Estadual da Saúde e ao Ministério da Saúde, visando atender o hospital barretense e esclarecer como vem sendo feitos os repasses. No pedido voltado aos prefeitos e vereadores, o vereador do PDT, pediu o apoio dos colegas da região, que integram a 13ª região administrativa, para que solicitem dos seus Deputados Estaduais e Federais o encaminhamento de emendas voltadas para a Santa Casa de Barretos, visando dar continuidade aos atendimentos realizados via SUS – Sistema Único de Saúde. Também através de ofícios, foram encaminhados os pedidos ao secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri e ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visando conquistar recursos para a manutenção da Santa Casa. Em resposta, no mês de junho deste ano, o prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, manifestou que a cidade de Olímpia estará participando da empreitada que busca beneficiar as pessoas que dependem de tratamento de saúde. Já a Secretaria Estadual da Saúde, através do chefe de Gabinete Substituto, Marcelo Nascimento de Araújo, respondeu em ofício datado de 12 de setembro de 2012, que o pedido foi submetido a apreciação do Departamento Regional de Saúde de Barretos, da Coordenadoria de Regiões da Saúde, o qual esclareceram que a Santa Casa de Barretos foi contemplada com um aporte de R$2.054.000,00 para custeio e investimento, dos quais já foram pagos R$644.000,00. E por último, o vereador recebeu resposta do Ministério da Saúde, onde ficou esclarecido através do ofício datado de 21 de novembro de 2012, assinado pelo Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, que a documentação enviada pelo vereador Euripinho, foi encaminhada a Secretaria de Atenção à Saúde e avaliada pelo Departamento de Regulação e Controle de Sistemas e pelo Departamento de Atenção Especializada, que fizeram um amplo relatório sobre o hospital de Barretos. Em um dos relatórios, foi esclarecido ao vereador que a Santa Casa está registrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde – CNES, e trata-se de um hospital geral, de esfera administrativa privada, entidade sem fins lucrativos, e possui 388 leitos, sendo 230 ofertados ao SUS. Por outro lado, foi apresentado um detalhamento dos incentivos que o Ministério da Saúde repassou a Santa Casa de Barretos, no período de 2007 a outubro de 2012, que totalizou o valor de R$3.774.779,80, e outros dados que constam em um relatório de 14 páginas. “Eu estou muito satisfeito com as respostas que estou recebendo e continuarei buscando informações a respeito, visando captar recursos para a Santa Casa, que é o nosso grande hospital geral”, afirmou Euripinho.