2013-05-07 00:00:00
Autor: Assessoria

Paulo Correa defendeu o fim da queimada da cana em audiência no Supremo Tribunal Federal.

O Vereador Paulo Correa participou da Audiência Pública sobre queimadas em canaviais, ocorrida no dia 22 de abril na sala de Sessões da 1°turma no Supremo Tribunal Federal - STF, em Brasília –DF. A audiência foi convocada em função do processo de recurso extraordinário, tendo como relator o Ministro Luiz Fux, no qual o Estado de São Paulo questiona uma lei do Município de Paulínia (SP) que proíbe a realização de queimadas nas plantações de cana. A audiência pública sobre queimadas em canaviais contou com 26 expositores, entre eles o Vereador Paulo Correa, que teve 10 minutos de explanação. Correa apresentou dois vídeos demonstrando os malefícios da queima da palha da cana-de-açúcar. Assista aos vídeos apresentados clicando no link: http://www.youtube.com/watch?v=_38Zml8W5TY&list=UU5zxti62f4wPezsSLiBBADA&index=8 Paulo Correa destacou os reflexos negativos que as queimadas causam à sociedade, mostrando toda realidade da queimada de cana, como a mortandade de animais queimados no interior dos canaviais, tatus, onças, ouriços e tamanduás. O Vereador também ressaltou a queda acentuada da qualidade do ar nas regiões onde a prática é adotada, usando como exemplo o Município de Bariri, onde na época das queimadas (de maio a novembro), a qualidade do ar chega a ser quatro vezes pior do que na capital do estado, com alta incidência de doenças respiratórias. “Barretos tem 152 mil hectares, dos quais 70% são de plantação de cana, mas não tem nenhuma usina, os malefícios provocados pela queima da palha sufocam a população barretense", afirmou Correa. “Cerca de 20 anos atrás, o Município de Barretos tinha praticamente 10% de sua população na zona rural, e hoje são apenas 3,5%, ou seja, a cana expulsou o trabalhador da zona rural”, acrescentou. Para Correa, é preciso discutir os efeitos desta atividade nociva perante a sociedade e não apenas perante o trabalhador. “Temos que respeitar o trabalhador, mas os malefícios afetam toda a população”, afirmou o vereador. "A queimada da cana de açúcar traz inúmeros malefícios à população, ao meio ambiente e à fauna. Continuarei lutando pelo fim das queimadas em canaviais, o meio ambiente e a população humana e animal pedem socorro, não podemos fechar os olhos diante desta triste realidade", destacou Correa.