2013-05-09 00:00:00
Autor: Assessoria

Paula Lemos faz homenagem à Maria Ignez de Ávila Jacyntho

O Passeio da Tradição, construído no antigo traçado ferroviário, a partir do dia 6 de maio, leva o nome de Maria Ignez de Ávila Jacyntho, primeira mulher a se tornar vereadora na história de Barretos. A homenagem partiu da também mulher e Vereadora Paula Lemos, que apresentou Projeto de Lei aprovado por unanimidade pelo Legislativo. A homenageada, Maria Jacyntho foi vereadora de 1972 à 1984, tendo ocupado os cargos de primeira secretária e vice-presidente da Câmara Municipal de Barretos. Maria Jacyntho foi autora de projetos importantes como a iluminação do bairro Los Angeles e o ponto de ônibus da Avenida 21 atrás da Catedral. Professora ativa e dedicada, deu aulas em várias escolas de Barretos e da zona rural. Preocupada com as causas sociais, fez parte de diversas instituições da cidade, entre elas Rotary e APAE. Dos seus trabalhos voluntários destaca-se o auxílio administrativo que prestava às pessoas carentes no processo de aposentadoria, tendo ajudado a aposentar mais de 500 pessoas. Mãe e mulher pública arrojada, Maria Ignez também conduziu a vida com muita doçura e sensibilidade. Casada com o agropecuarista Agostinho Jacyntho, teve cinco filhos e muitos netos, todos muito bem sucedidos. Faleceu no ano de 2002. Paula Lemos, autora do projeto, afirmou que é com muita alegria que hoje perpetua o nome de Maria Ignez de Ávila Jacyntho em importante trecho cultural da cidade. “Trata-se de uma mulher honrada, que prestou relevantes serviços à nossa cidade, sempre marcada pela honestidade e pela coragem, conquistando a admiração e o respeito de todos”, afirmou a vereadora.