2013-07-04 00:00:00
Autor: Andre Souza
Reunião entre vereadores define medidas para atender reivindicações populares.
Os Vereadores se reuniram nesta quarta-feira(3), às 18h, na Sala de Reuniões da Câmara, para definir medidas a serem tomadas pelo Legislativo após as reivindicações populares apresentadas por manifestantes na Sessão Ordinária do último dia 24 de junho.
Entre os assuntos discutidos estava o combate à corrupção, a reforma política, a regulamentação da tribuna livre, a dívida pública e os problemas na educação, saúde, transporte e infraestrutura do município.
Participaram do encontro o Presidente da Casa, Leandro Anastácio (PDT) e os vereadores André Rezek (PMDB), Almir Neves (PSD) – como suplente da vereadora Paula Lemos(PC do B) , Carlão do Basquete (PTB), Cláudio da Santa Casa (PPS), Dr.ª Gláucia (PMDB), Kiko Miziara (PV), Kapetinha (PDT), Marquinho Perigoso (PTB), Euripinho (PDT), Dr. Otávio (DEM), Paulo Correa (PR), Mandioquinha (PTB) e Dr. Thales do Samu (PSDB).
Os vereadores Prof. Adilson (PT) e Juninho Leite (PTB) não compareceram à reunião. O vereador Lilico (PMDB) envolveu-se em acidente de moto na tarde de quarta-feira, 3, sofreu ferimentos leves e passa bem.
O Presidente Leandro Anastácio explicou que a realização da reunião, mesmo no período de recesso parlamentar, “demonstra que a Câmara não está inerte (‘de olhos fechados’, inativa) diante das reivindicações populares e outros problemas que ocorrem na cidade”, disse.
-------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS
-------------------------------------------------------------------------------------
Após a reunião, os vereadores entenderam que várias das solicitações apresentadas pelos manifestantes, como melhorias na educação, saúde, transporte e infraestrutura do município, não são de iniciativa do Legislativo, mas que todos os assuntos serão cobrados da Prefeitura e fiscalizados.
Sobre a dívida do município, ficou concluído que o problema já está sob investigação da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito e que o tema é debatido constantemente por requerimentos enviados à Prefeitura pelos próprios vereadores. Saiba mais sobre a CPI: http://www.camarabarretos.sp.gov.br/?acesso=1&idnot=3616
Sobre a criação da Tribuna Livre, ficou definido que o assunto já foi deliberado (discutido e votado pelos vereadores em Plenário) e rejeitado pela Casa, pois atualmente existem os mecanismos adequados para a participação popular, como as Audiências Públicas - que são abertas ao público - , as Sessões Ordinárias e Extraordinárias, Conselhos Municipais, bem como as reuniões da CPI transmitidas ao vivo pela TV Câmara Barretos – canal digital 64.1.
-----------------------------------------------------------------------------------------
ENTENDA
----------------------------------------------------------------------------------------
No último dia 24 de junho, cerca de 200 pessoas estiveram presentes no Plenário da Câmara com faixas e cartazes para reivindicar melhorias na política, saúde, educação, infraestrutura e transporte do município.
Antes do início das votações, o Presidente da Câmara, Leandro Anastácio, recebeu um documento apresentado pelos manifestantes com o título “Carta de Reivindicações Populares e de Protestos da Cidade de Barretos”.
Entre as reivindicações dos manifestantes está:
- o combate à corrupção;
- a reforma política;
- a regulamentação da tribuna livre;
- a criação de uma auditoria para investigar a dívida pública do município;
- o debate público sobre a tarifa do transporte público – com isenção da cobrança para estudantes;
- a implantação de normas para melhorar a educação, a saúde e a infraestrutura do município;
No dia seguinte, Leandro Anastácio e os vereadores da Mesa Diretora do Legislativo entregaram oficialmente uma cópia do documento ao Prefeito de Barretos, Guilherme Ávila.