05/11/2014
Autor: Andre Souza

SESSÃO SOLENE: Câmara realiza entrega das Medalhas Luiz Carlos Arutin

Aconteceu no início da noite desta quarta-feira, 05, a inédita Sessão Solene para entrega das Medalhas de Ordem do Mérito Cultural “Luiz Carlos Arutin”. O ator José Antônio Merenda e a empresária Maria Arlete Peroni Angelo foram os homenageados.

A solenidade, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Barretos - canal digital 64.1, foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Leandro Anastácio (SDD) e contou com a participação da vereadora Paula  Lemos (PC do B), a Secretária Municipal de Cultura, Karla Oliveira Armani Medeiros, além de cidadãos ligados à cultura, familiares e convidados.

A MEDALHA

Criada em 2014 por meio da Lei Municipal nº 4971, de autoria da vereadora Paula Oliveira Lemos (PC do B), a Medalha de Ordem do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin tem como objetivo homenagear anualmente os cidadãos que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da cultura em Barretos.

A escolha dos nomes é feita  por uma comissão mista formada por um vereador, um representante da Secretaria Municipal de Cultura e um representante do Conselho Municipal de Cultura.

SAIBA MAIS

Luiz Carlos Arutin (1933-1996), nome dado à medalha, foi um ator barretense que se destacou no teatro e na teledramaturgia nacional nas décadas de 1970 e 1980.

Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, Arutin participou de pelo menos 4 filmes, 20 telenovelas, além de ter comandado peças de teatro por todo país.

O barretense morreu com 63 anos de idade, vítima de asfixia durante um incêndio ocorrido no apartamento onde morava com a mulher e o filho mais novo, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.