22/10/2015
Autor: Andre Souza e Rafael Lucas

Câmara discute atraso dos Correios na entrega de correspondências em Barretos

Debate proposto pelo Presidente da Casa, vereador Andre Rezek (PMDB), apontou os problemas da empresa e as ações necessárias para solucionar as falhas na cidade

A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira, 22 de outubro, Audiência Pública para debater o problema do atraso da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) na entrega de correspondências em Barretos.

O debate foi proposto pelo Presidente da Câmara, vereador André Luiz Rezek (PMDB), por meio do Requerimento nº 1048/2015. “O não recebimento de faturas e boletos bancários dentro do prazo tem causado graves prejuízos aos munícipes, que se veem obrigados a pagar suas contas com juros de mora” – cita o documento.

Durante a discussão, o Gerente CDD (Centro de Distribuição Domiciliária) dos Correios de Barretos, Edson Francisco da Silva, explicou sobre as questões técnicas da distribuição de cartas e encomendas na cidade. Segundo ele, o município tem um déficit de 14 funcionários, o que dificulta e sobrecarrega o trabalho dos demais entregadores.

O Assessor de Comunicação da Diretoria Regional dos Correios, Carlos Decourt Neto, ressaltou que também existe uma decisão judicial que impede os carteiros da região de Ribeirão Preto trabalhar no horário das 12h às 16h, devido ao forte calor e à baixa umidade do ar.

Já a Coordenadora Executiva do Procon, Joana Soleide Dias, alertou os representantes dos Correios sobre os prejuízos que os atrasos de cartas e encomendas podem causar aos consumidores, como juros em contas e o não cumprimento dos prazos de entrega de produtos e mercadorias, e cobrou uma solução imediata para o problema.

Ao final do debate, ficou decidido que uma possível solução do problema seria o remanejamento de funcionários terceirizados de outras regiões para suprir a falta de carteiros em Barretos. O Assessor de Comunicação dos Correios prometeu enviar uma resposta à Câmara nos próximos dias.

A audiência foi conduzida pelo Presidente da Casa, vereador André Rezek (PMDB), e contou com a presença dos vereadores Euripinho (PDT), Marlene Fachin (PMDB) e Paulo Correa (PR).

Além de ser transmitida ao vivo pelo site do Legislativo e pela TV Câmara - canal digital 64.1 -  a Audiência Pública também foi aberta aos munícipes, que puderam participar fazendo questionamentos e propondo medidas. O vídeo completo do debate estará disponível para visualização nos próximos dias no link VÍDEOS ANTERIORES.