2009-03-26 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Presidente da Câmara participa do lançamento do livro Racismo: São Paulo Fala

O presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Paulo Corrêa, participou na noite de quarta-feira, 25 de março, do lançamento do livro Racismo: São Paulo Fala. Cartas Selecionadas de campanha cultural 120 Anos de Abolição – Racismo: se você não fala, quem vai falar? Estavam presentes a Dirigente Regional de Ensino de Barretos, Maria Alice Zomenhan, a presidente do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Elisa Lucas, a Secretária Municipal de Educação de Guaíra, Maria Lúcia Garcia Leal, a Secretária Municipal de Cultura de Guaíra, Maria Aparecida André de Oliveira e o Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias, Leandro Rosa. A obra reúne 120 cartas selecionadas de todo o estado de São Paulo, de pessoas que se consideram negros relatando episódios de discriminação e sofrimento, cartas racistas, cartas que acusam os negros de racistas, cartas de crianças, de adultos, de antropólogos e líderes de diversos movimentos negros. O presidente Paulo Corrêa parabenizou a todos os participantes que contribuíram para a realização do livro e ressaltou, em seu discurso, sobre o projeto de sua autoria, que institui feriado municipal em Barretos no dia da Consciência Negra. “É muito mais que um simples feriado, criamos a oportunidade de realizar um grande dia para debater sobre a inserção social dos negros brasileiros e o significado dessa data tão importante”.