11/05/2018
Autor: Rafael Lucas

TV CÂMARA TEM NOVOS CANAIS

A TV Câmara Barretos, que faz parte da Rede Legislativa de Rádio e TV, transmite para o público três opções de canais abertos:

Canal 31.1 - TV Câmara dos Deputados Federais.

Canal 31.2 - TV Assembleia do Estado de São Paulo.

Canal 31.3 - TV Câmara Barretos

Os conteúdos das programações mostram os trabalhos desenvolvidos pelos deputados e vereadores, além de diversos temas de carater informativo, educativo e cultural. Em Barretos, a TV Câmara está no ar desde dezembro de 2012, com sinal aberto e gratuito para o público, transmitindo ao vivo todas as Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, inclusive reuniões e Audiências Públicas.

Desde o ano de 2016, a televisão brasileira  passa por uma grande evolução com o desligamento do sinal analógico para transmitir a programação exclusivamente em sinal digital, com imagem e som de alta qualidade. Outra etapa importante nesta mudança ocorre com a desocupação da faixa de frequência 700 MHz, que será utilizada nos serviços de internet 4G, uma das tecnologias para que dispositivos como celulares, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito rápidas. Emissoras de TV devem mudar seus canais que estão nesta frequência.

Estas modificações são previstas para estarem completas em todo o Brasil até o ano de 2023, no entanto, em Barretos, a exclusividade de transmissões digitais de TV já está em operação e a TV Câmara é parte importante nesta etapa, já que, desde o último dia 28 de março, deixou de ocupar a faixa de 700 MHz. O trabalho foi realizado com o empenho de uma equipe de profissionais supervisionados pela Empresa Administradora da Digitalização-EAD (criada pelas operadoras de telefonia para coordenar as mudanças). Estiveram envolvidos nos trabalhos os engenheiros Daniel Cursi Júnior, Jorge Willian Lima, Ronaldo Theodoro Leite e Valderez de Almeida Donizelli Leite, com atuação dos técnicos, Antônio de Padua Soares e Marcelo Ferreira Medeiros.

Após levantamento de dados, estudos de campo e projetos da EAD, a TV Câmara Barretos recebeu gratuitamente novos equipamentos: um transmissor de TV de última geração com uma potência praticamente três vezes maior, possibilitando um grande ganho na qualidade das transmissões. O novo transmissor também possui recursos tecnológicos que garantem uma alta economia de energia, agregando responsabilidade ecológica e sustentável ao sistema. Também foi doada para a TV Câmara Barretos uma nova antena de irradiação de sinal, bem como todos os serviços de instalação e configuração.

O Presidente da Câmara Municipal, Leandro Anastácio, declarou estar muito satisfeito com os resultados e afirmou: "Estas modificações são extremamente importantes para a cidade, já que os benefícios serão destinados à qualidade de sinais de TV disponíveis para população e mais, ainda vamos apresentar novas conquistas com equipamentos que iremos receber".

Para ter acesso aos canais da TV Câmara Barretos, deve ser feita uma nova programação no menu do aparelho de televisor, na opção "sintonia automática"

Clique aqui e saiba sintonizar a TV digital

Clique aqui e conheça a Rede Legislativa

Clique aqui para informações sobre a TV digital