28/02/2019
Autor: Andre Souza e Rafael Lucas

CPI ouve depoimento de ex-gestores da Santa Casa

Comissão Parlamentar de Inquérito foi instala para apurar situação financeira do hospital

Em duas reuniões realizadas respectivamente na terça-feira, 26 e nesta quinta, 28, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Santa Casa, que investiga dados financeiros do hospital entre os anos 2000 a 2016, ouviu o depoimento de ex-gestores do hospital.

Na primeira reunião, esteve presente Renato Peghim; já o ex-provedor Décio Maruco Junior,  que também foi convocado a participar da oitiva, não compareceu à Câmara e não encaminhou justificativa aos membros da CPI.

VEJA AQUI O VÍDEO DA REUNIÃO DE TERÇA, DIA 26

Nos trabalhos realizados na reunião de quinta-feira, foram ouvidos os ex-gestores, Alexander Stafy Franco, Eduardo Vieira Petrov e Edson Flausino Silva Junior.

VEJA AQUI O VÍDEO DA REUNIÃO DE QUINTA, DIA 28

Durante as duas reuniões, os vereadores Carlão do Basquete (PROS) [Presidente], Sargento Cipriano (PP) [Relator] e Dr. Almir Neves (PSDB) [Membro]  explicaram à população que antes de comparecer às oitivas, os ex-gestores deveriam responder formalmente a alguns questionamentos sobre dívidas antes e depois da gestão, utilização de insumos e funcionários, além de apresentar balancetes em separado da Santa Casa e Plano de Saúde.

É a segunda vez que a CPI convoca os ex-gestores do hospital a prestar depoimentos. Em 2017, todos foram ouvidos durante Audiência Pública.

ENTENDA:

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Santa Casa foi reinstaurada na Câmara há dois anos ( no dia 1º de fevereiro de 2017), após a aprovação do Requerimento 32/2017, assinado por todos os 17 vereadores. O prazo para conclusão já foi prorrogado por sete vezes.

O objetivo da comissão é apurar fatos relativos à situação financeira do hospital no período do ano 2000 até 2016.

A atual Comissão é composta pelos vereadores Carlão do Basquete (PROS) [Presidente], Sargento Cipriano (PP) [Relator] e Dr. Almir Neves (PSDB) [Membro]. Porém, todos os demais vereadores foram convidados a enviar questionamentos a serem apurados.

Em 2016, o Requerimento 1219/2016 já havia instaurado uma CPI com o mesmo tema, mas a investigação foi interrompida devido ao fim da Legislatura e a necessidade de se formar uma nova Comissão.